

Discover more from Boletim da APP-Sindicato
Boletim da APP – 03/06/22
Informativo eletrônico semanal da APP-Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do PR
Sem diálogo, Seed publica edital PSS e obriga professores(as) a passarem por nova prova
É fundamental que a categoria envie pedidos de impugnação a partir do dia 6 de junho, segunda-feira
Em franco desrespeito à representação da categoria e aos mais de 20 mil PSS que atuam na rede, a Secretaria da Educação publicou no Diário Oficial desta sexta-feira (3) o edital nº 30/2022, que consolida a realização de nova prova PSS.
> Clique aqui para acessar o edital
Após duras tratativas para abrir diálogo, incluindo a mediação do deputado Professor Lemos (PT), uma reunião foi agendada para tratar do tema nesta manhã.
Dirigentes da APP, incluindo professores PSS dos núcleos de Apucarana e Arapongas, foram à Seed no esforço de demover o governo. Mas, ao chegarem, o secretário Renato Feder informou que o edital já estava publicado.
A direção do Sindicato expressou sua indignação com o desrespeito e o autoritarismo, e reiterou seu repúdio à aplicação periódica de provas para testar professores(as) que estão há mais de 10 anos em sala de aula.
Junho de lutas: educadores(as) aprovam paralisação no dia 21 e intensa mobilização pela Data-Base
Em função dos prazos legais do período eleitoral, o mês de junho será crucial para avançar nas reivindicações da categoria
Seis anos sem recomposição das perdas inflacionárias, direitos suprimidos e cassados, calotes, carência de funcionários(as) nas escolas, cobranças e assédio; a situação nas escolas públicas do Paraná beira ao caos.
Além disso, aposentados(as) pagando o que já contribuíram quando estavam na ativa.
O quadro de penúria levou os(as) educadores(as), em Assembleia Estadual, a aprovarem um intenso calendário de lutas na noite do último dia 27. A agenda culmina em paralisação no dia 21, com ato estadual em Curitiba, caso o governo não apresente uma proposta de Data-Base.
APP organiza marcha de aposentados(as) por Data-Base e contra desconto abusivo da Previdência
Aposentados(as) do interior podem entrar em contato com o Núcleo Sindical da sua região para vir a Curitiba. O Sindicato oferecerá hospedagem já a partir do dia 6.
Nos dias 7 e 8 de junho, educadores(as) aposentados(as) têm um encontro marcado com a luta. A APP-Sindicato convoca a Marcha dos(as) Aposentados(as), movimento de pressão pela data-base e pelo fim do desconto previdenciário abaixo do teto do INSS.
“É hora de mostrar para este governo e os(as) deputados(as) que nós estamos indignados(as) com o descaso e não aceitamos o abandono de quem dedicou a vida inteira à educação”, explica a secretária de Aposentados(as) da APP, Maria Adelaide.
Erasmo Carlos em Curitiba: sindicalizados(as) da APP terão acesso à pré-venda com desconto
A novidade é fruto de parceria do Sindicato com o Instituto Res Pública e a CULT! produções
Lenda viva da música brasileira, Erasmo Carlos desembarca em Curitiba no dia 16 de setembro para embalar o Teatro Guaíra com os sucessos da jovem guarda. Sindicalizados(as) da APP terão acesso à pré-venda com preço especial já a partir do dia 13 de junho.
A novidade é fruto de uma parceria entre o Sindicato, o Instituto Res Publica (IRP) e a produtora CULT!, firmada na tarde desta sexta (3) em reunião com Ramon Prestes Bentivenha, diretor do IRP, a presidenta Walkiria Mazeto e o assessor da Secretaria de Formação e Cultura da APP, Edmilson Leite.
Data-base: Educadores(as) e estudantes “recebem” Ratinho Jr em Colombo
Nem mesmo a chuva impediu que os presentes denunciassem a política eleitoreira de Ratinho Jr.
A chuva e o frio não impediram que educadores(as) e estudantes denunciassem o governo de faz de conta de Ratinho Jr.
Na tarde de quarta-feira (1) durante o lançamento do novo programa do governo “Mais Merenda”, trabalhadores(as) se reuniram em frente ao Colégio Estadual Zumbi dos Palmares, no município de Colombo, para cobrar a reposição da Data-Base e denunciar as políticas desastrosas de Ratinho para a educação.
A orientação do governo era de não deixar os(as) educadores(as) e alunos(as) que estavam se manifestando entrar no local, deixando estes ao relento e sob a forte chuva.
“Apesar da chuva e de sermos barrados(as), a participação foi importante pois dialogamos com a comunidade escolar que passava no local, com isso vamos explicitando os erros deste governo”, explica a secretária de Assuntos Municipais, Marcia Neves.
Já os(as) alunos, que se mobilizaram contra a Unicesumar, relataram que além dos problemas com as aulas, o colégio ainda tem falta de funcionários, dificultando a implementação do programa lançado hoje. Segundo elas, os(as) estudantes estão se revezando para fazer a entrega da merenda.
Ratinho deixa Paraná nos últimos lugares em ranking de investimento na educação
Entre 2018 e 2021, investimentos em educação caíram 2,39% considerando a inflação do período
O Paraná é um dos quatro estados com queda real no investimento em educação em 2021, na comparação com 2018, período sob a gestão Ratinho Jr. Considerando a inflação (IPCA), a variação negativa foi de 2,39%.
Entre 25 estados e o Distrito Federal, apenas Rio Grande do Sul, Maranhão e Rio de Janeiro apresentaram queda mais aguda nos investimentos. Os dados incluem gastos com educação básica e superior, e foram extraídos do Siconfi, o Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro, da Secretaria do Tesouro Nacional.
Estados com as economias menos pujantes superaram de longe o Paraná na alta de investimentos em educação. O ranking é liderado pelo Espírito Santo, com alta real de 64,26%. Na vizinha Santa Catarina, a alta foi de 47%.
O ranking foi elaborado pelo economista Cid Cordeiro, da assessoria da APP.