Boletim da APP – 04/10/24
Informativo eletrônico semanal da APP-Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do PR
Estudantes da rede pública estadual podem participar de concurso de vídeos com o tema Não Venda a Minha Escola
Concurso lançado pelo Núcleo Sindical da APP-Paranavaí com apoio da União Paranaense dos Estudantes (Upes) tem prêmios em dinheiro, cursos e kits
Estudantes da rede pública estadual podem ganhar até R$ 500, cursos e brindes para produzir vídeos sobre o movimento Não Venda a Minha Escola. O Núcleo Sindical da APP-Paranavaí lançou o I Concurso de Audiovisual, com apoio da União Paranaense dos Estudantes (Upes).
O concurso visa promover a criatividade e a expressão dos(as) estudantes das escolas públicas da rede estadual do Paraná, incentivando a produção de materiais audiovisuais que abordem o tema proposto de maneira original e criativa, de acordo com a realidade local e que demonstrem os prejuízos do programa Parceiro da Escola.
Podem participar estudantes do ensino fundamental e do ensino médio, com obras produzidas individualmente ou em grupos. O concurso é uma forma de ampliar a participação dos(as) estudantes e das comunidades escolares na campanha Não Venda a Minha Escola.
Pé-de-Meia: MEC iniciou nova fase de pagamento do benefício na última segunda-feira (30)
Os(as) estudantes inscritos no programa poderão conferir os pagamentos a partir do aplicativo Jornada do Estudante
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O Governo Federal iniciou na última segunda-feira (30) o pagamento do programa Pé-de-Meia para alunos(as) do ensino médio da rede pública. O pagamento, que segue até 7 de outubro, será destinado pela primeira vez aos(às) estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da etapa; pela segunda vez a 1 milhão de novos estudantes incluídos no programa em agosto; e pela sexta vez a 2,7 milhões de alunos que já faziam parte do programa.
Instituído pela Lei n. 14.818/2024, o Pé-de-Meia é um programa de incentivo financeiro-educacional, na modalidade de poupança, destinado a promover a permanência e a conclusão escolar de pessoas matriculadas no ensino médio público.
O objetivo é democratizar o acesso e reduzir a desigualdade social entre os(as) jovens do ensino médio, além de promover mais inclusão social pela educação, estimulando a mobilidade social.