Boletim da APP – 05/05/23
Informativo eletrônico semanal da APP-Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do PR
Concurso Público: está no ar a primeira aula do curso preparatório da APP
As aulas serão online, gratuitas e disponibilizadas todas às sextas-feiras nas redes sociais do Sindicato
Começou nesta sexta-feira (5) o curso preparatório da APP para o concurso público da rede estadual de educação do Paraná. As aulas são online, gratuitas e disponibilizadas toda semana nas redes sociais do Sindicato.
Os Núcleos Sindicais também promovem aulas presenciais; entre em contato com o seu para mais informações.
O primeiro vídeo do curso tem 55 minutos de duração e trata da Avaliação da Aprendizagem. A pedagoga Aline Carissimi aborda temas como conceituação; legislação; avaliações diagnósticas e classificatórias, interna e externa; avaliação da educação infantil, entre outros.
>> Acesse aqui o PDF com a aula inicial do curso preparatório
“A escola justifica sua existência na garantia da aprendizagem do estudante”, afirma Aline. Avaliar essa aprendizagem é fundamental para criar, implantar e desenvolver o projeto pedagógico de cada escola.
A aula do curso detalha a evolução da Avaliação de Aprendizagem no Brasil a partir de 1996, com a aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).
CNTE defende ação articulada em resposta à consulta do MEC sobre o Novo Ensino Médio
Em nota, a entidade critica a forma e o conteúdo da consulta lançada em abril
A CNTE publicará, no dia 20 deste mês, um manual para orientar as respostas dos(as) profissionais da educação e comunidade escolar à consulta pública promovida pelo Ministério da Educação (MEC), a respeito do Novo Ensino Médio.
A Consulta sobre “avaliação e reestruturação da Política Nacional em Ensino Médio” foi lançada no dia 24 de abril. Em nota, a CNTE criticou o modelo proposto, afirmando que “tem como objetivo tácito dar sobrevida a essa proposta, que não encontra adesão junto aos(às) profissionais da educação e ao conjunto da sociedade brasileira que frequenta e defende a escola pública (…)”.
Absurdo: vídeo da Polícia Militar aponta funcionários(as) de escola como potenciais “agressores ativos”
A APP exige a imediata retificação do vídeo, além da emissão de nota de desagravo
Em vídeo publicado nas redes sociais da Polícia Militar do Paraná, funcionários(as) e ex-funcionários(as) de escola são citados(as) como potenciais “agressores ativos”, terminologia que se refere a indivíduos engajados em matar ou tentar matar pessoas no ambiente escolar.
A APP-Sindicato repudia esta associação – infeliz, discriminatória e sem qualquer evidência – e lembra que os(as) funcionários(as) são, muitas vezes, as primeiras vítimas dos “agressores ativos”.
29 de Abril: APP vai às ruas por paz nas escolas
A mobilização luta pela redução da violência nas escolas e a construção de uma cultura de paz na educação
Durante a manhã do último sábado (29), educadores(as) foram às ruas para marcar a posição da categoria frente à onda de ameaças e atentados voltados às escolas. Com faixas, balões distribuídos ao público e panfletagem, a APP pediu paz nas escolas em atos realizados em todo o estado.
Cineclube “Conversas sobre o Cinema Brasileiro” estreou na sexta-feira; próxima exibição será no dia 19
Filme Música Sem Fronteiras abriu o ciclo de exibições e debates mensais na sede da APP-Sindicato
A primeira sessão do Cineclube “Conversas sobre o Cinema Brasileiro” movimentou a noite de sexta-feira (28/04) na sede estadual da APP, em Curitiba. O documentário Música Sem Fronteira, de Lia Marchi, abriu o ciclo de exibições mensais de produções brasileiras no Sindicato, um projeto realizado em parceria entre a Unespar e a Secretaria de Formação Política Sindical e Cultura da APP.
O documentário, produzido em 2013, reúne depoimentos de músicos(as), pesquisadores(as) e educadores(as) do Brasil, Portugal e Galícia para suas práticas sobre arte, educação e culturas tradicionais, abrindo espaço para refletir sobre o papel do(a) educador(a) como um(a) artista.