

Discover more from Boletim da APP-Sindicato
Boletim da APP – 05/08/22
Informativo eletrônico semanal da APP-Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do PR
Domingo é dia de fazer o que Ratinho não faz: valorizar os(as) funcionários(as) de escola
Dia dos(as) Funcionários(as) de Escola é um convite à reflexão sobre as conquistas do passado e os desafios do presente
Os(as) educadores(as) do Paraná comemoram no 7 de agosto o Dia do(a) Funcionário(a) de Escola. Heróis invisíveis que fazem a escola pública acontecer todos os dias, apesar do descaso dos governos e da falta de reconhecimento público, refletido na mídia e na sociedade que, muitas vezes, tem na figura do professor a única referência de educação.
Mas, os(as) funcionários(as) também educam. São eles(as) o primeiro contato na entrada da escola e, não raro, os profissionais que mais têm vínculo com os(as) estudantes. Apesar da falta de reconhecimento, os(as) funcionários(as) de escola podem se orgulhar do seu papel no processo de ensino-aprendizagem.
Agosto lilás: APP adere à campanha e reforça a necessidade de combater o feminicídio no país
O mês, instituído a partir da lei estadual 19.972/2019, evidencia a luta no combate a violência de gênero e a garantia da vida das mulheres brasileiras
Instituído no calendário estadual a partir da Lei 19.972/2019, o Paraná celebra neste mês o Agosto Lilás. A data enaltece a Lei Maria da Penha e reforça a necessidade de conscientização e enfrentamento à violência contra a mulher.
Visando consolidar a campanha e chamar a atenção para a pauta, a APP preparou uma série de ações, especialmente diante da urgência da conscientização que vem junto ao mês.
Entre as ações, o Sindicato divulgará conteúdos informativos sobre os aspectos sociais, políticos e econômicos que estão por trás da violência contra as mulheres. Além das ações de comunicação, a APP também coloriu a fachada da sede estadual com a cor alusiva ao mês.
Novo serviço por Whatsapp da APP realiza mais de 1000 atendimentos na primeira semana
Entre as pautas mais frequentes do período, constaram questões previdenciárias e informações sobre os editais PDE e PSS
Há apenas uma semana no ar, o canal de atendimento WhatsAPP superou as expectativas. Foram exatos 1086 atendimentos realizados. Todos respondidos.
Desde segunda-feira (25), os(as) sindicalizados(as) podem usar o aplicativo para buscar informações, tirar dúvidas e acessar serviços. Entre as pautas mais frequentes do período, constaram questões sobre o cálculo de aposentadoria e informações sobre os processos seletivos PDE e PSS.
8ª Conferência da Educação: APP prepara últimos detalhes da etapa estadual
A etapa estadual será realizada nos dias 12 e 13, na sede estadual da APP-Sindicato, em Curitiba
Os preparativos para a etapa estadual da 8ª Conferência de Educação da APP-Sindicato estão a todo vapor.
O evento, que ocorre nos dias 12 e 13 de agosto em Curitiba, é o ponto culminante do ciclo de debates iniciado em março deste ano com o acolhimento de propostas da categoria para a educação pública, perpassando questões pedagógicas, educacionais e de carreira.
Após a publicação do Caderno de Debates, conferências regionais e livres reuniram educadores(as) de todo o estado para contribuir com emendas à redação. 500 delegados(as) de todo o estado foram eleitos(as) e representarão a categoria na etapa estadual.
O texto final deve trazer as propostas dos(as) trabalhadores(as) da educação pública para os(as) candidatos às eleições deste ano.
O evento ocorrerá na sede estadual da APP-Sindicato. A Secretaria de Administração e Patrimônio do Sindicato está realizando diversas reformas na estrutura para melhor atender os(as) educadores(as).
Falta de infraestrutura e de recursos é o maior desafio em sala de aula, aponta pesquisa
Pesquisadores alertam que há um projeto de governo baseado na ausência de investimentos nas escolas públicas. Entenda os dados do levantamento:
O Brasil vive um desmonte na educação pública brasileira com ataques ao Fundeb, falta de recursos e infraestrutura e de investimentos que podem comprometer a educação pública por décadas. Além de ser as maiores queixas de professores e professoras em salas de aulas. Os dados são confirmados pelo levantamento da Moderna, do Grupo Santillana, que aponta que as dificuldades dentro das unidades de ensino variam conforme o ciclo escolar.
De acordo com a pesquisa, apenas no ensino fundamental, 29,54% dos professores apontam a falta de infraestrutura e de recursos como o maior desafio na rede pública. Em segundo lugar, com 19,25% aparece a queixa de falta de suporte familiar, seguido por 18,29%, que indicaram a dificuldades no ensino remoto e adaptação dos materiais à realidade dos alunos.