Boletim da APP-Sindicato

Share this post

Boletim da APP – 06/05/22

appsindicato.substack.com

Discover more from Boletim da APP-Sindicato

Informativo eletrônico semanal da APP-Sindicato.
Over 21,000 subscribers
Continue reading
Sign in

Boletim da APP – 06/05/22

Informativo eletrônico semanal da APP-Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do PR

APP-Sindicato
May 6, 2022
3
Share this post

Boletim da APP – 06/05/22

appsindicato.substack.com
Share

APP pressiona Seed por avanços nas pautas financeira e pedagógica

A Seed mostrou desconhecer a situação de penúria, pressão e adoecimento vivenciada pelos(as) trabalhadores(as).

Em reunião de quase três horas na manhã de terça-feira (03) – a primeira entre Seed e APP em três meses – governo e Sindicato debateram diversos pontos represados da pauta da categoria.

A diferença de concepção de educação pública e de valorização dos(as) trabalhadores(as) ficou evidente, com pouco consenso nos temas pedagógicos, discordância quanto às prioridades financeiras e visões antagônicas a respeito das reais condições da categoria nas escolas.

> Clique e leia a matéria completa <


Gratificação atrelada a frequência não combate evasão e divide escolas

Gratificação não é política pública. É lavar as mãos e culpabilizar quem não atinge uma meta arbitrária

Orgulhosamente, a Seed anunciou nesta semana a implantação da gratificação a diretores(as) cujas escolas registram 85% ou mais de frequência dos(as) alunos(as).

Basta correr os olhos nos comentários do Facebook da Secretaria para perceber os efeitos nocivos da medida ao ambiente escolar.

Assim como a aprendizagem, o combate à evasão não é uma responsabilidade exclusiva da direção, mas do conjunto dos(as) trabalhadores(as) e do Estado.

Ao premiar – e punir – diretores(as) de acordo com metas arbitrárias, o governo ignora e desestimula o trabalho incansável de busca ativa realizado por pedagogos(as) e demais trabalhadores(as). Equipes diretivas trabalham e muito, mas não sozinhas.

> Clique e leia a matéria completa <


Fiasco: Prova Paraná vaza e governo rasga dinheiro

A Seed promete apuração, mas aplicou a prova mesmo assim. O vazamento foi registrado na tarde de terça, um dia antes da aplicação

O principal instrumento norteador das políticas pedagógicas do governo Ratinho subiu no telhado.

A Prova Paraná, aplicada a toda a rede estadual na quarta (4) e quinta-feira (5), teria vazado na tarde de terça e disponibilizada no google drive.

A Seed promete apuração, mas aplicou a prova mesmo assim. Se a avaliação já não tinha muita utilidade para mensurar a qualidade do aprendizado, agora perdeu o sentido por completo.

É dinheiro público jogado fora e tempo desperdiçado para educadores(as) e estudantes.

A APP reitera seu posicionamento crítico quanto à avaliação diagnóstica periódica em larga escala. A Prova Paraná está no cerne do modelo de educação fabril gestado pela Seed de Renato Feder e Ratinho Junior.

A prova estimula a competição entre escolas, educadores(as) e estudantes, responsabilizando a comunidade escolar pelos resultados sem considerar contextos e competências locais.

> Clique e leia a matéria completa <


Três meses sem salário: Outpar dá calote em terceirizados(as) de Marechal Cândido Rondon

Já conhecida por calotes anteriores, a empresa Outpar atrasou o pagamento de salários e valores rescisórios

Se, na região metropolitana, a Tecnolimp é a campeã de denúncias sobre o desrespeito aos direitos trabalhistas de funcionários(as) de escola terceirizados(as), no interior a empresa Outpar não fica para trás, colecionando múltiplas violações.

A Outpar, contratada sem licitação pelo governo Ratinho Jr após a extinção do quadro de funcionários(as) da rede, deve três meses de salário a terceirizados(as) de Marechal Rondon.

O contrato foi finalizado para dar lugar a uma empresa licitada, a Pontual. A Outpar, que já devia salários, também embolsou o dinheiro das multas rescisórias.

“A empresa deu um calote nos(as) funcionários(as) e é importante deixar registrado que muitos(as) destes(as) trabalhadores(as) já são senhores(as) de idade. Pessoas que já enfrentaram uma vida dura e continuam enfrentando condições precárias.”, conta José Valdivino de Moraes, secretário executivo da CNTE, membro do Conselho de Alimentação Escolar e suplente do Conselho Estadual do Fundeb.

Valdivino conversou com trabalhadores(as) em visita à cidade. Essa já é a terceira denúncia que a APP recebe da mesma empresa.

> Clique e leia a matéria completa <


Pesquisa de avaliação de desempenho da gestão Renato Feder

Será que passa no teste da meritocracia? Participe e ajude a divulgar!

> Clique para participar da pesquisa <



> Convênios APP <


Garanta seus direitos. Sindicalize-se!

Acesse nosso site

3
Share this post

Boletim da APP – 06/05/22

appsindicato.substack.com
Share
Top
New

No posts

Ready for more?

© 2023 Secretaria de Comunicação | APP-Sindicato
Privacy ∙ Terms ∙ Collection notice
Start WritingGet the app
Substack is the home for great writing