Boletim da APP – 06/10/23
Informativo eletrônico semanal da APP-Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do PR
APP e secretário Roni Miranda debatem carreira dos(as) QFEB, distribuição de aulas e outras pautas
Avanço na reformulação da carreira dos(as) funcionários(as) e continuidade do diálogo sobre a pauta educacional são destaques positivos da reunião
Dirigentes da APP-Sindicato reuniram-se na quarta-feira (4) com o secretário Roni Miranda para discutir a pauta da categoria.
Carreira dos(as) QFEB, salário dos(as) aposentados(as), distribuição de aulas, plataformas, concurso público e contratos dos(as) PSS estiveram no centro do debate, que contou com a presença da presidenta Walkiria Mazeto e das secretárias Vanda Santana, Margleyse dos Santos e Claudia Gruber.
Mudanças impostas por Ratinho e Feder no Paraná provocaram queda de 59% nas matrículas da EJA
Enquanto a rede pública registrou redução drástica de alunos(as) e fechamento de escolas, na rede privada houve aumento
Dados oficiais do Ministério da Educação (MEC) analisados pela APP-Sindicato revelam que de 2019, primeiro ano da gestão Ratinho Jr. e Feder, até 2022, as matrículas da Educação de Jovens Adultos (EJA) caíram 59% na rede pública do Paraná. O desmonte da modalidade preocupa, já que, segundo o IBGE, o estado lidera o ranking de analfabetismo na região sul do país.
Em números absolutos, houve uma queda brusca de 125.881 para apenas 51.726 alunos(as) em apenas quatro anos. A decaída também é observada na quantidade de escolas públicas que foram fechadas para as pessoas que não concluíram os estudos na idade regulamentar.
Lançamento da Conae 2024 no Paraná marca retomada da participação popular e valorização da educação
APP convoca categoria e sociedade para as etapas regionais que serão realizadas de 20 a 29 de outubro
Professores(as), funcionários(as) de escola, estudantes, comunidade, lideranças de movimentos sociais, pesquisadores(as) e autoridades se reuniram na terça-feira (3) para o lançamento dos trabalhos da Conferência Nacional Extraordinária da Educação 2024 (Conae) no estado do Paraná.
Organizada pelo Fórum Estadual de Educação do Paraná (FEE) no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), a atividade é mais uma ação que marca a retomada dos espaços de participação social, após um período de desmonte promovido por governantes sem compromisso com a educação brasileira.
Reflexões sobre gênero, raça e educação pautam segundo dia de seminário estadual na APP
Programação integra o Seminário Estadual por uma Escola sem Machismo, sem LGBTQIA+Fobia e Antirracista
Os desafios e possibilidades para a construção de uma escola antirracista, feminista e inclusiva foram temas de debate e reflexão na manhã do último sábado (30) na sede da APP-Sindicato, em Curitiba.
A programação integra o Seminário Estadual por uma Escola sem Machismo, sem LGBTQIA+Fobia e Antirracista, que reúne mais de 200 educadores(as) de todo o estado para discutir e elaborar estratégias de enfrentamento às desigualdades desde o ambiente escolar.
Trabalho de base: dirigentes da APP percorrem escolas de Curitiba para fortalecer a luta sindical
O projeto APP na Escola já visitou 20 escolas na região sul de Curitiba durante o segundo semestre; projeto é fundamental na construção da luta
Na manhã de quinta-feira (5), dirigentes da direção estadual e do Núcleo Sindical Curitiba Sul dialogam com educadores(as) do Colégio Estadual Benedicto João Cordeiro, na região do Sítio Cercado.
A visita faz parte do projeto APP na Escola, iniciativa que promove o trabalho de base nas escolas da região sul de Curitiba, fortalecendo o diálogo entre educadores(as) e a direção sindical.
Durante o encontro, professores(as) e funcionários(as) de escola tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre a pauta da categoria, como a luta contra a plataformização e também sobre as ações judiciais da APP.