Boletim da APP – 09/05/25
Informativo eletrônico semanal da APP-Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do PR
Regras para participar do Formadores proíbem professores(as) de adoecer e punem quem ficar doente
Seed exige 100% de frequência, não aceita atestado médico e ainda dificulta possibilidade de reposição, além de gerar consequências na carreira; APP-Sindicato exige alterações imediatas
Professores(as) e pedagogos(as) da rede estadual de ensino do Paraná estão indignados(as) com a quantidade de arbitrariedades e punições criadas pela Secretaria de Estado da Educação (Seed) como exigências de participação no curso Formadores em Ação. Pelas regras, os(as) docentes estão proibidos(as) até de adoecer, pois o curso exige 100% de presença para certificação, não aceita atestado médico como justificativa de falta, dificulta reposição e proíbe a participação em edição subsequente. A APP-Sindicato cobra alterações imediatas.
Tribunal de Justiça do Paraná altera data de julgamento sobre a hora-atividade para o dia 3 de junho
APP-Sindicato contesta resolução de distribuição das aulas de 2025 e cobra o cumprimento da decisão do STJ sobre o cálculo da hora-atividade em hora-aula
O Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) alterou para o dia 3 de junho a data de julgamento do Mandado de Segurança Coletivo impetrado pela APP-Sindicato sobre a hora-atividade. O sindicato contesta os dispositivos da Resolução 7.863/2024 da Secretaria da Educação (Seed), que dispõe sobre a distribuição de aulas deste ano e descumpre a regra estabelecida na legislação para o cumprimento da jornada de trabalho dos(as) professores(as) da rede estadual de ensino.
A defesa da APP-Sindicato é pela jornada dos(as) professores(as) e pedagogos(as) em hora-aula (50 minutos), conforme estabelece a Lei Complementar 174/2014. Dessa forma, o(a) docente com jornada de 20 horas-aula semanais tem direito a 13 horas-aula em sala de aula e 7 horas-aula para preparação e correção de atividades.
PSS: mesmo com 10 mil educadores(as) aguardando convocação, governo abre PSS emergencial
Os(as) educadores interessados deverão realizar as inscrições no site do PSS e o resultado será divulgado na mesma plataforma
Professores(as) e pedagogos(as) têm até o dia 18 de maio para realizar a inscrição no Edital Complementar nº40/2025 para a contratação emergencial para o Processo Seletivo Simplificado(PSS).
Segundo o edital, a convocação será composta de duas fases, sendo a primeira a apresentação e comprovação de documentos e a segunda a contratação condicionada à existência da vaga. A classificação final será divulgada no dia 30 de maio, após às 16h.
Colônias de praia da APP abrem as inscrições para o feriado de Corpus Christi nesta segunda-feira (5)
Os(as) sindicalizados(as) devem se inscrever pelo sistema Minha Sindicalização até o dia 6 de junho
As inscrições estão abertas a partir desta segunda-feira (5) para os(as) sindicalizados(as) interessados(as) em concorrer às vagas das colônias de praia de Guaratuba (PR) e Itapoá (SC) da APP-Sindicato, durante o feriado de Corpus Christi, período de 19 de junho a 22 de junho. O período corresponde a quatro dias de estadia que resulta em três diárias.