Boletim da APP – 11/09/20

Informativo eletrônico semanal da APP-Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do PR

Assembleia estadual on-line da APP-Sindicato continua amanhã

Professores(as) e funcionários(as) de escola precisam fazer um cadastro para participar

Neste sábado (12), a partir das 8h30, será retomada a assembleia estadual on-line da APP-Sindicato. Professores(as) e funcionários(as) de escola da rede estadual e das redes municipais filiadas vão deliberar sobre a realização de greve, caso o governo decida pelo retorno das aulas presenciais durante a pandemia do novo coronavírus. Reivindicações relacionadas com as condições de trabalho e direitos dos(as) servidores(as) públicos(as) também estão na pauta.

Para participar, é necessário acessar o endereço appsindicato.org.br/assembleia e realizar um cadastro. Quem já realizou o procedimento, não precisar fazer novamente. O(a) educador(a) receberá uma mensagem com o link de acesso à sala virtual da assembleia no e-mail informado nessa inscrição. Todos os debates e votações serão realizados através da plataforma Zoom. O ambiente virtual estará aberto a partir das 8h de amanhã.

PARTICIPAR DA ASSEMBLEIA

> Clique e leia a matéria completa <


Ministérios Públicos do Paraná são contrários ao retorno das aulas presenciais

Retorno das atividades é considerado precipitado e de risco em plena pandemia

Após circular notícias da intenção de várias instituições, inclusive de alguns(as) gestores(as), do retorno das atividades presenciais nas escolas privadas e públicas paranaenses para o mês corrente de setembro, foi emitido um comunicado conjunto do Gabinete Integrado de Acompanhamento da Epidemia da Covid-19 (GIAC) – pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR), Ministério Público Federal do Paraná (MPF-PR) e Ministério Público do Trabalho do Paraná (MPT-PR) – criticando a atitude pela exposição de risco à saúde de todos(as).

Na avaliação dos Ministérios Públicos, o retorno às aulas envolve não apenas a área da infância e juventude, mas também a área da educação, da saúde e do trabalho, o que impõe a busca de uma solução jurídica mais adequada e equilibrada. Assim, “o Parecer nº 5/2020, do Conselho Nacional da Educação, que reforça a incumbência ministerial ao dispor que, no processo de reorganização dos calendários escolares, a medida deve ser acompanhada pelos Ministérios Públicos nos Estados e Municípios”.

> Clique e leia a matéria completa <


Volta às aulas: protocolos não cumpridos e falta de estrutura preocupam

De norte a sul do país, profissionais de educação alertam para os riscos trazidos por "volta precipitada"

A pandemia trouxe muitos desafios para a educação no Brasil. A falta de equipamentos em casa ou de acesso à internet são problemas enfrentados e discutidos de norte a sul do país. Agora, com o retorno das aulas presenciais em alguns estados, a discussão posta é: a estrutura dos colégios á capaz de fazer uso dos espaços coletivos de forma segura?

> Clique e leia a matéria completa <


Semana Freiriana celebra 99 anos de Paulo Freire

O evento é um ensaio para o centenário do educador, que será comemorado em 2021

Em função do mês das  jornadas latino-americanas de luta em defesa da educação pública, gratuita, laica e emancipatória, contra a comercialização e a privatização, a Confederação Nacional dos Trabalhadores(as) em Educação (CNTE) realizará a Semana Freiriana e lutas pela vida e pela educação pública, de 14 a 19 de setembro. A ação tem como objetivo celebrar os 99 anos de nascimento de Paulo Freire e preparar os(as) trabalhadores(as) para o centenário do principal educador da história brasileira.

> Clique e leia a matéria completa <


20 serviços públicos indispensáveis para a população paranaense

Os serviços públicos do Paraná são essenciais para garantir o acesso da população a seus direitos

Os serviços públicos do Paraná são essenciais para garantir o acesso da população a seus direitos, reduzir desigualdades, promover cidadania e tornar nossa sociedade mais equilibrada.

Eles estão por toda a parte, e mesmo que as pessoas talvez nem percebam, certamente estão sendo beneficiadas diariamente pelos serviços públicos e pelo trabalho dos servidores.

Confira no site da APP-Sindicato os 20 serviços públicos indispensáveis para a população paranaense. Link abaixo:

> Clique e leia a matéria completa <



Garanta seus direitos. Sindicalize-se!

Acesse nosso site