Boletim da APP – 12/05/23
Informativo eletrônico semanal da APP-Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do PR
Em reunião com secretário, APP discute tabela salarial dos(as) funcionários(as) de escola
Salário digno, reconhecimento e valorização profissional dos(as) funcionários(as) de escola estão no centro da jornada de lutas da APP
A Secretaria de Estado da Educação (Seed) vai formar um Grupo de Trabalho para tratar da nova tabela salarial dos(as) funcionários(as) de escola da rede pública estadual. A informação foi passada pelo secretário Roni Miranda a dirigentes da APP-Sindicato, em reunião na tarde de quinta-feira (11).
Walkiria Mazeto, presidenta da APP, cobrou a participação da categoria nos debates do Grupo de Trabalho. Em março, o Sindicato levou ao secretário a ideia de rever os salários da carreira, uma vez que os(as) Agentes I e II não possuem Piso Nacional e sofrem mais intensamente a defasagem da Data-Base.
Concurso Público: com foco no ECA, está no ar a segunda aula do curso preparatório da APP
Estatuto da Criança e do Adolescente é o tema do segundo vídeo, gravado pela professora, psicóloga e assistente social Adriana Turbay
Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é o tema do segundo vídeo do curso preparatório da APP para o concurso público da rede estadual de educação do Paraná. As aulas são online, gratuitas e disponibilizadas toda semana nas redes sociais do Sindicato.
>> Acesse aqui o PDF aprensentado na aula
A segunda aula é de Adriana Turbay, professora, psicóloga e assistente social. Ela ensina sobre as premissas do ECA, sua terminologia, comunicações ao conselho tutelar e como funciona o Conselho Estadual de Direitos da Criança e do adolescente, entre outros temas.
Data-Base: em reunião com governo, FES reivindica reposição maior e retroativa a maio
Servidores(as) defendem que os 3,39% devidos pelo governo, relativos à Data-Base de 2016, fiquem fora dos 5,79% anunciados
A APP participou, na manhã de quarta-feira (10), de reunião entre o Fórum das Entidades Sindicais (FES), o diretor-geral da Casa Civil, Luciano Borges e o líder do governo na Alep, deputado Hussein Bakri (PSD). Em pauta, a Data-Base e a urgente reposição das perdas salariais acumuladas pelo funcionalismo público.
Apenas 35% dos(as) aposentados(as) concluíram recadastramento na ParanaPrevidência
Em reunião com diretor-presidente do instituto, APP sugere medidas para facilitar procedimento
Nesta terça-feira (09), a APP-Sindicato realizou uma reunião com o diretor-presidente da ParanáPrevidência, Felipe Vidigal, para debater as dificuldades enfrentadas pelos(as) aposentados(as) com o recadastramento, procedimento que serve como prova de vida e essencial para receber em dia a aposentadoria.
Em 2023, o recadastramento passou a ser totalmente digital, por meio do aplicativo da PARANAPREVIDÊNCIA ou do portal da instituição, na área do beneficiário. Entretanto, por exigir validações em duas etapas, como o reconhecimento facial e redirecionamento para link externo ao aplicativo enviado ao e-mail do(a) aposentado(a), a categoria está enfrentando dificuldades.
13 de maio: APP participa de mobilização contra o racismo neste sábado
O ato denuncia casos de racismo no Paraná e cobra por respeito à população negra; em Curitiba, a concentração será na Boca Maldita, a partir das 9h
Longe de ser comemorado, o dia 13 de maio, data em que foi assinada a Lei Áurea, serve como um momento de reflexão e fortalecimento da luta antirracista no Brasil.
Em função desta luta, movimentos sociais, sindicatos e a sociedade civil organizada realizam, neste sábado (13), uma manifestação para denunciar casos recentes de racismo no estado e por respeito à população negra. A concentração será na Boca Maldita, a partir das 9h.