Boletim da APP – 16/06/23
Informativo eletrônico semanal da APP-Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do PR
Recurso da APP-Sindicato garante restituição da direção do Colégio Edimar Wright
A Secretaria de Assuntos Jurídicos da APP e a Seed continuam em debate sobre este e outros casos de afastamento
Quase um mês após a destituição, os(as) diretores(as) do Colégio Estadual Edimar Wright, de Almirante Tamandaré, foram reempossados(as) nesta semana. Uma resolução publicada pela Seed no Diário Oficial na quarta-feira (14) anulou os efeitos do afastamento.
A volta da direção se deu após a Secretaria da Educação acatar um recurso administrativo da APP, protocolado junto ao processo da comissão paritária pela advogada do Sindicato que representa os(as) diretores(as). O recurso pediu a reanálise do processo e a imediata reintegração dos cargos.
Provas do concurso público da Educação iniciam às 13h deste domingo (18)
Dúvidas sobre o concurso? Confira detalhes sobre a prova e acesse o Curso Preparatório online, oferecido gratuitamente pela APP
Neste domingo (18), mais de 76 mil educadores(as) realizam, em Curitiba e em mais 29 cidades do estado, as provas objetiva e discursiva do concurso público para professores(as) e pedagogos(as) da rede estadual de educação do Paraná.
Segundo informações da Agência Estadual de Notícias (AEN), os locais de aplicação do exame serão abertos ao meio-dia e a entrada será permitida até às 12h45. O início das provas está marcado para às 13 horas.
APP-Sindicato convoca Assembleia Estadual extraordinária para o dia 24 de junho
Atividade será realizada de forma virtual e, para participar, categoria precisa fazer um cadastro prévio no site do Sindicato
Os(as) trabalhadores(as) em educação pública do Paraná estão convocados(as) para uma assembleia estadual extraordinária a ser realizada por meio de plataforma virtual, no dia 24 de junho. O chamado abrange os(as) educadores(as) da rede estadual e das redes municipais filiadas à APP-Sindicato.
De acordo com o edital, a primeira chamada para início dos trabalhos ocorre às 8h30 e a segunda às 9h. Os(as) trabalhadores(as) vão avaliar e deliberar sobre a pauta da categoria, mobilizações, regulamento do XIV Congresso Estadual da APP-Sindicato e eleição de delegados(as) para o 15º CECUT e 14º CONCUT, bem como a indicação de representante para o Conselho do Magistério.
Para participar, os(as) educadores(as) sindicalizados(as) precisam se cadastrar antecipadamente na página Minha Sindicalização, no site da APP. A opção está disponível na aba “Inscrições” e, após, “Inscrições assembleia”.
Estudante da rede estadual publica livro de ficção com temática LGBTI+
“New World: um mundo de fadas”, escrito por Lucas Machado, foi produzido durante a pandemia e lançado em junho, mês do orgulho LGBTI+
Ao entrar na casa dos 20 anos, os(as) jovens passam por inúmeras mudanças, sejam elas relacionadas ao mercado de trabalho ou ao ingresso na faculdade. Chadwick Ivan, diferente do padrão esperado, precisa se adaptar a uma nova realidade: agora é um jovem que possui super poderes. Em meio a todas as descobertas deste “novo mundo”, ele conta com a ajuda do namorado Félix, que embarca nas suas aventuras.
Esse é o início da história de “New World: um mundo de fadas”, livro de temática LGBTI+ escrito por Lucas Machado Rosa, de 16 anos, estudante do 3° ano do Ensino Médio no Colégio Estadual Anita Canet, da Fazenda Rio Grande, região metropolitana de Curitiba. A obra foi publicada pela editora virtual Uiclap e a edição impressa está disponível para venda neste link.
“Perdi 12 quilos em 15 dias”, afirma diretora de escola pressionada pelo NRE para deixar o cargo
Sandra Ires está sendo ameaçada para deixar a diretoria do Ceebja Mathilde Pissaia Pelanda, em Fazenda Rio Grande
Um jogo de cartas marcadas em que a educação está fadada a perder está tirando o sono de mais uma diretora de escola da rede pública estadual. Perda de peso, dificuldade para dormir e crises de pressão alta têm sido a rotina de Sandra Ires desde que começou a ser pressionada para deixar a diretoria do Ceebja Mathilde Pissaia Pelanda, em Fazenda Rio Grande.
“Emagreci 12 quilos em 15 dias”, afirma a educadora, com a voz embargada. Ela dirige o Ceebja há cinco anos, com bons resultados pedagógicos, o que é confirmado pela formatura de 30 alunos do Ensino Médio neste primeiro semestre de 2023.
Concurso da Educação no Paraná tem concorrência de até 466 candidatos(as) por vaga
Demanda é estimada em 20 mil profissionais, mas governo abriu apenas 1.256 oportunidades; provas estão marcadas para o dia 18 de junho
Com oferta de vagas muito abaixo da demanda, o concurso público para professores(as) e pedagogos(as) da rede estadual de ensino do Paraná registra concorrência com índices altíssimos, chegando a 466 candidatos(as) por vaga. É o que revela a análise de um documento obtido pela APP-Sindicato, que apresenta a quantidade de inscrições por cargo e em cada um dos 29 Núcleos Regionais de Educação (NRE).
Os cargos para exercer a função de pedagogo(a) e para dar aula de filosofia estão entre os cinco que apresentam as maiores concorrências de todo o concurso. Pedagogia, no NRE de Londrina, lidera o ranking com 466 inscrições por vaga. Na sequência aparece o mesmo cargo nos NREs de Curitiba (343), Jacarezinho (340), e Ponta Grossa (337). Na quinta posição, os(as) 321 inscritos(as) para Filosofia no NRE de Curitiba disputam uma única vaga.