Boletim da APP – 16/09/22
Informativo eletrônico semanal da APP-Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do PR
Atenção PSS: ainda dá tempo de ingressar com a ação da diferença salarial de 2018
Saiba tudo o que você precisa saber para ingressar com a ação e assegurar o seu direito
Cerca de 20 mil professores(as) contratados(as) em 2018 pelos editais 72/2017 e 34/2018 têm direito a receber a diferença entre os salários previstos nos editais e a remuneração correta. A APP conseguiu o reconhecimento deste direito na Justiça e a execução das ações está em andamento desde março.
Os editais contestados judicialmente pela APP previam vencimentos menores do que o estabelecido em editais anteriores, pagando R$ 13,63 a hora para Nível Superior, em contraste com os R$ 15,73 previstos em edital prévio.
Graças à ação da APP, o Estado precisará ressarcir a diferença.
Promoções e progressões no Diário Oficial: entenda o que vem na folha de setembro e o que está pendente
Disponibilizamos o PDF, detalhamos em que página encontrar cada item e respondemos às principais dúvidas da categoria
Após pressão da categoria e uma intensa jornada de lutas organizada pela APP-Sindicato, o Estado publicou, no Diário Oficial, a relação de servidores(as) contemplados(as) com progressões e promoções na folha de setembro.
Abaixo, disponibilizamos o PDF e detalhamos em que página encontrar cada item.
>> Acesse aqui a edição do Diário Oficial
Página 11 -> Promoções QPM (Resolução Nº 530/2022)
Página 16 -> Progressões QPPE (Resolução Nº 531/2022)
Página 17 -> Promoções QFEB (Lista 1 – Resolução Nº 532/2022 )
Página 25 -> Progressões QFEB (Resolução Nº 533/2022)
Página 201 ->Promoções QFEB (Lista 2 – Resolução Nº 534/2022 )
Estado vira réu por tentativa de cancelar sindicalizações
TJ-PR julgará, no dia 27 de setembro, a constitucionalidade do decreto de recadastramento, de autoria do governador Ratinho Junior
O Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) ira analisar, no próximo dia 27, o Agravo de Instrumento do Estado sobre a liminar concedida pela Justiça aos sindicatos que compõem o Fórum das Entidades Sindicais (FES), do qual a APP-Sindicato faz parte. No processo, a Justiça irá julgar a constitucionalidade do decreto 3808/2020 (reedidato no ano seguinte com a numeração 9220/2021) do governador Ratinho Junior.
O decreto impunha o recadastramento de servidoras(es) para que o desconto em folha de pagamento continuasse a ser efetuado. O desconto da mensalidade sindical, que hoje é voluntário seria cancelado caso o(a) servidor(a) não se recadastrasse – e uma das etapas era presencial.
Ratinho Jr mente na RPC e acusa educadores(as) de falsificarem atestados médicos
Durante entrevista ao programa Meio Dia Paraná, Ratinho revelou todo o seu despreparo e desprezo pelos servidores(as) públicos(as)
Desacostumado a ser confrontado pela imprensa, Ratinho Junior deixou cair a máscara nesta quinta-feira (15).
Questionado na sabatina da RPC pela jornalista Carolina Wolf sobre os gastos com a desastrosa terceirização dos(as) funcionários(as) de escola, o candidato à reeleição acusou a categoria de apresentar atestados médicos falsos.
“Por que você não colocou aí o custo que nós temos com 30% dos funcionários que apresentavam atestado médico, que na sua grande maioria não estavam doentes”, disparou.
Trata-se de uma mentira escandalosa. Uma afronta à dignidade dos(as) trabalhadores(as) e à inteligência dos(as) paranaenses, que merece repúdio de toda a sociedade e retratação pública e imediata.
Sem apresentar qualquer prova, Ratinho acusou publicamente os(as) servidores(as) de cometerem crime de uso de documento falso, tipificado no artigo 304 do Código Penal. Indiretamente, as acusações infundadas se estendem também aos(às) médicos(às) que teriam cometido o crime de Falsidade de Atestado, que tem pena de detenção de um mês a um ano, mais multa.
Acostumado à vida fácil que o sobrenome lhe confere, o governador não faz a menor ideia do que é trabalhar em uma escola pública. Não sabe o que é passar o dia esquentando a barriga no fogão, limpando dúzias de salas de aula e banheiros e atendendo milhares de estudantes e familiares.
Em seminário, educadores(as) debatem previdência, SAS e perícias médicas
O evento foi construído pela Secretaria de Saúde e Previdência e tem como objetivo esclarecer dúvidas e montar propostas aos novos governos
Começou na sexta (16), o Seminário de Saúde e Previdência com representantes dos(as) 29 núcleos sindicais. O objetivo do evento é debater com a categoria formas de melhorar o Sistema de Atendimento à Saúde do(a) Servidor(a), perícia médica e explicar as novas regras da previdência estadual.
O seminário conta com palestras sobre novas regras da aposentadoria e reformas, Sistema de Saúde e perícia médica e Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT).