Boletim da APP – 17/03/23
Informativo eletrônico da APP-Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do PR
Salário em pauta: próxima semana será de intensificação da campanha salarial dos(as) educadores(as)
Fique atento(a) às redes da APP-Sindicato, engaje-se nas mobilizações presenciais e digitais, curta, compartilhe e ajude a massificar os materiais da campanha
Com o avanço das negociações e a proximidade da Assembleia Estadual do dia 1º de abril, a APP-Sindicato planeja intensificar o debate e a visibilidade sobre a campanha salarial dos(as) educadores(as) na próxima semana.
De 20 a 24 de março, a categoria deve fomentar discussões sobre o tema nas escolas e nas redes, utilizando os materiais elaborados pelo Sindicato sobre a pauta.
Disponibilizamos pastas no drive com todos os conteúdos produzidos até aqui. Baixe, ajude a distribuir e publique os materiais em suas redes sociais ao longo da semana com as hashtags #CampanhaSalarialAPP e #ReajusteJá!
O Sindicato também disponibilizará, nos próximos dias, contatos dos(as) deputados(as) estaduais para que a base envie mensagens evidenciando a urgência de reposição das perdas salariais dos últimos seis anos.
Campanha salarial: negociações avançam em reunião entre APP e secretário da Educação
Não é definitivo, mas o governo sinaliza para a aplicação do reajuste do Piso do Magistério em todos os níveis e classes da carreira, uma das reivindicações da APP
Piso, Data-Base e carreira dos(as) funcionários(as) de escola estiveram entre os pontos centrais da segunda rodada da mesa de negociação entre APP e Secretaria da Educação, na tarde desta terça-feira (14).
Desta vez, os temas da campanha salarial – apresentados pelo Sindicato no dia 28 de fevereiro – foram debatidos diretamente com o secretário Roni Miranda.
“O governo já tem estudos orçamentários e de impacto que apontam para esta possibilidade”, disse Roni Miranda. A implantação, no entanto, ainda depende de negociações internas. Se efetivado sem novos achatamentos, o reajuste beneficiará também os(as) aposentados(as).
#EducarComSaúde: educadores(as) realizam atos por um SAS digno e perícia humanizada
Em Curitiba, pela manhã, mobilização em frente à Santa Casa denuncia a precariedade do SAS
Educadores(as) da rede estadual foram às ruas do Paraná nesta quarta-feira (15) em defesa de um Sistema de Atendimento à Saúde (SAS) digno e de uma perícia médica humanizada.
Em Curitiba, profissionais da educação da capital e Região Metropolitana realizaram um ato em frente à Santa Casa, que em fevereiro de 2020 assumiu os atendimentos do SAS na macrorregião de Curitiba e Litoral.
O objetivo das manifestações é denunciar a precariedade do SAS. “A nossa demanda do dia a dia exige muito e não temos especialidades. As pessoas ficam meses nas filas aguardando uma consulta com um médico e, muitas vezes, as datas vão se alterando. A doença exige atendimento rápido”, frisou Tereza Lemos, secretária de Saúde e Previdência da APP.
#RevogaNEM: atos tomam o país e ministro responde com promessa de recomposição do FNE, mas não fala em Revogação
Em Curitiba, centenas de estudantes ocuparam as ruas para exigir a revogação do Novo Ensino Médio
A aula foi na rua nesta quarta-feira (15). Milhares de jovens e educadores(as) protagonizaram atos em todo o país em defesa da revogação do Novo Ensino Médio.
Em Curitiba, a APP-Sindicato participou de um ato organizado pela União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (Upes), na Praça Santos Andrade. A mobilização reuniu centenas em defesa da educação e pela revogação do Novo Ensino Médio.
A movimentação nacional levou o ministro Camilo Santana, do MEC, a se manifestar. Por meio do Twitter, Camilo disse que aposta “no diálogo para reavaliação do Novo Ensino Médio” para justificar a abertura de consulta pública, criticada por especialistas e pela CNTE.
Inscrições abertas: Assembleia Estadual de Prestação de Contas da APP será no dia 24 de março
Para participar, os(as) interessados(as) devem acessar o portal “Minha Sindicalização” e realizar a inscrição; Reunião será virtual
Atenção, sindicalizados(as)!
A APP-Sindicato convoca os(as) trabalhadores(as) da educação para a Assembleia Estadual de prestação de contas que será realizada no próximo dia 24 de março (Sexta-feira). A reunião será realizada online, via Zoom, com primeira chamada às 18h e a segunda chamada às 18h30.
Para participar, os(as) interessados devem realizar a inscrição no portal “Minha Sindicalização” na aba “Inscrição de Assembleia”. É importante ressaltar que os(as) trabalhadores(as) que não estiverem com a filiação regularizada não poderão participar.