Boletim da APP – 18/06/21

Informativo eletrônico semanal da APP-Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do PR

Professora pega Covid e contamina a família em Campo Largo após retorno às aulas presenciais

Educadora adoeceu e contaminou os dois filhos e uma sobrinha após ser obrigada ao trabalho presencial pelo Governo Ratinho Jr

A teimosia do governador Ratinho Jr em impor a volta às aulas presenciais já cobra a conta dos educadores(as) paranaenses. Uma professora de Campo Largo se infectou com o coronavírus na escola após o retorno presencial e contaminou os dois filhos e uma sobrinha. O mês de junho tem sido terrível para A.O.Z, 40, professora de Língua Portuguesa e de Cidadania e Civismo num colégio militarizado por Ratinho Jr. Depois de ser obrigada a retomar as aulas presenciais, ela adoeceu, teve que cuidar dos filhos doentes e ainda precisou lutar contra o Governo do Estado, que quis obrigá-la a voltar ao trabalho presencial durante o período de isolamento social obrigatório para quem está infectado pelo coronavírus. O carinho dos alunos, registrados em carta e mensagens no zap, tem sido o alento de A.  nesses dias de dificuldades impostas por um governador desalmado. “Estão me escrevendo um monte de coisas lindas, porque o aluno sabe a importância que tem o professor, mas eu chego à conclusão que o Governo não não dá a devida importância pra gente”, anima-se.

> Clique e leia a matéria completa <


Com Superavit na previdência, Ratinho quer beneficiar Estado com dinheiro retirado de trabalhadores(as)

O projeto de lei 189/2021 prevê a redução dos aportes do Estado aos fundos previdenciários e já recebeu pedido de tramitação de urgência para acelerar a aprovação

Na tarde desta quarta-feira (16), a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) aprovou a constitucionalidade do projeto de lei 189/2021, que prevê a redução dos aportes do Estado aos fundos previdenciários. O projeto do Executivo é mais um ataque de Ratinho Jr. à previdência dos(as) servidores(as) e voltará a tramitar na próxima semana.

O Fórum Entidades Sindicais do Paraná (FES Paraná), aponta que o projeto é uma tentativa de Ratinho em beneficiar o Estado com a redução de direitos dos(as) trabalhadores(as). Segundo o líder da oposição na Alep, o deputado Professor Lemos (PT), com a reforma da previdência aprovada em 2019, que aumentou de 11% para 14% a contribuição previdenciária dos servidores, resultou em um superavit superior a R$ 15 bilhões nos fundos previdenciários.

Agora, o governo Ratinho Jr. propõe a desoneração do Estado da contribuição previdenciária ao mesmo tempo que mantém a alíquota previdenciária dos trabalhadores e trabalhadoras do serviço público em 14%.

> Clique e leia a matéria completa <


Professor Lindolfo Kosmaski (in memorian) é homenageado em acampamento camponês

Ato homenageia vida e luta do professor e ativista e marca o aniversário de 18 anos do pré-assentamento do MST em Ponta Grossa

A comunidade Emiliano Zapata, de Ponta Grossa (PR), comemorou no sábado (12) 18 anos de existência e inaugurou o Bosque da Biodiversidade Lindolfo Kosmaski, em homenagem ao jovem camponês de 25 anos, assassinado no dia 1º de maio, vítima de homofobia.

Araucária, canela, amora e jabuticaba são algumas das plantas que foram cultivadas como “símbolo da vida”, conta Neumari de Souza Leite, coordenadora da comunidade. “É em homenagem e a gente quer também justiça, por esse crime cruel que foi cometido com ele”, diz.

Lindolfo era professor, formado no ano de 2018 no curso de Licenciatura em Educação do Campo, Ciências da Natureza, com ênfase em Agroecologia, pela Escola Latino Americana de Agroecologia (ELAA), localizada no assentamento da Lapa. O jovem foi mais uma vítima da LGBTfobia, em um dos países onde mais se mata pessoas LGBT no mundo.

> Clique e leia a matéria completa <


Brasil é o 2º país com mais mortes de crianças por Covid

A falta de uma coordenação nacional sobre os rumos da educação no País é uma das principais críticas das especialistas

Lorena viu a filha Maria, de 1 ano e 5 meses, morrer em seus braços. Com diagnóstico tardio, Lucas, de um ano, filho de Jéssika, enfrentou diversas complicações relacionadas à covid e morreu. José Rivera viu o filho Bernardo, de três anos, sucumbir à covid-19 uma semana depois de testar positivo.

Eles não são exceções. Até meados de maio, 948 crianças de zero a nove anos morreram de covid no Brasil, segundo dados do Sistema de Informação de Vigilância da Gripe (Sivep-Gripe) compilados pelo Estadão. Sem políticas de proteção à infância, sem controle da pandemia e com escolas fechadas, o Brasil fica em segundo lugar no triste ranking de crianças vítimas da covid, atrás apenas do Peru.

> Clique e leia a matéria completa <


Em novo convênio para sindicalizados(as), APP-Sindicato garante preços reduzidos no plano Clinipam

Além de descontos, a Extramed também produzirá conteúdo voltado para a prevenção à saúde de Educadores(as)

A APP-Sindicato fechou uma nova parceria com a Extramed Administradora de Benefícios e disponibilizará a partir desta quarta-feira (16), o plano de saúde Clinipam, atualmente chamado de  GNDI Sul. O novo benefício está disponível para Professores(as) e Funcionários(as) de Escola sindicalizados(as) de Curitiba e região, oferecendo aos(às) beneficiários(as) a maior rede de hospitais com infraestrutura e tecnologia de ponta, centro diagnóstico completo, centros clínicos próprios, telemedicina, entre outros benefícios.

De acordo com o convênio firmado, ao contratar o plano, os(as) sindicalizado(as) da APP-Sindicato terão acesso a uma tabela exclusiva, com valores reduzidos, aproveitamento de carências e outros planos de saúde e zero taxa de adesão. Os planos de saúde estão disponíveis a partir do valor de R$75,06. Para conferir a tabela de preços ou falar com os(as) consultores(as), os sindicalizados(as) poderão entrar em contato no site ou ligar no número (41) 99955-0659.

> Clique e leia a matéria completa <



Garanta seus direitos. Sindicalize-se!

Acesse nosso site