Boletim da APP – 19/05/23
Informativo eletrônico semanal da APP-Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do PR
CNTE lança cartilha para orientar participação da categoria na consulta do Novo Ensino Médio
A cartilha disponibiliza a réplica das questões que integram a consulta pública e os comentários da CNTE sobre cada uma delas
Com a finalidade de articular respostas à consulta do Novo Ensino Médio e fazer com que o MEC escute a voz dos(as) educadores(as), a CNTE lançou uma cartilha com orientações para a categoria.
>> Baixe a cartilha em PDF aqui
“A luta pela revogação da Lei nº 13.415/2017 não tem sido fácil, e a consulta aberta pelo MEC – independentemente de concordarmos ou não com o método, a forma e o conteúdo dos processos de escuta – abre espaço para a disputa de um novo projeto para o Ensino Médio no país”, avalia a entidade no documento.
A cartilha disponibiliza a réplica das questões que integram a consulta pública e os comentários da Confederação sobre cada uma delas, já formatados em até 500 caracteres, limite máximo permitido no Sistema Participa Mais.
Concurso Público: Gestão de Sala de Aula é o tema da terceira aula do cursinho da APP
Pedagoga Aline Carissimi une teoria e prática para explicar como desenvolver um ambiente propício para o ensino-aprendizagem
Está no ar a terceira aula do curso preparatório da APP para o concurso público da rede estadual de educação do Paraná. A pedagoga Aline Carissimi gravou sobre o tema Gestão da Sala de Aula. As aulas do curso preparatório são online, gratuitas e disponibilizadas toda semana nas redes sociais do Sindicato.
O conteúdo da terceira aula sugere que o(a) professor(a) não deve apenas ensinar determinado conteúdo aos estudantes, mas pensar em como organizar o ambiente escolar e dar suporte aos alunos para que tenham condição para de fato aprenderem.
O conteúdo da terceira aula sugere que o(a) professor(a) não deve apenas ensinar determinado conteúdo aos estudantes, mas pensar em como organizar o ambiente escolar e dar suporte aos alunos para que tenham condição para de fato aprenderem.
Deputados(as) da oposição pedem reajuste de 12,13% para servidores(as) do Executivo
Requerimento do Bloco PT-PDT ao governador pede reajuste igual ao do Judiciário, MP-PR e TCE
Justiça salarial e igualdade no reajuste da Data-Base é o que pedem os(as) sete deputados da oposição (Bloco PT-PDT). Os(as) parlamentares enviaram, na terça (16), um requerimento ao governador solicitando que a reposição dos(as) servidores(as) do Executivo seja igual à do Judiciário, de 12,13%.
No documento, os(as) deputados(as) pedem o envio imediato à Assembleia de Projeto de Lei com o percentual atualizado, em contraposição ao anúncio – em março – de apenas 5,79% da Data-Base para o Executivo. O reajuste do(as) servidores(as) do Judiciário foi aprovado na Assembleia nesta terça, assim como o do Legislativo, que ficou em 8%.
Nova cartilha do MEC orienta comunidade sobre prevenção de ataques nas escolas
Publicação unifica medidas para mães, pais e responsáveis, educadores(as) e alunos(as) a construir ambiente digital mais seguro
O Ministério da Educação (MEC) disponibilizou a cartilha “Escola Segura: como lidar com conteúdos de violência online e conversar com crianças e jovens sobre o tema”. O material online foi lançado durante a Caravana Juventude pela Paz nas Escolas, na quarta-feira (17), e é mais uma iniciativa voltada à superação dos ataques planejados na internet contra as escolas.
Com 32 páginas, o conteúdo didático e de fácil leitura divide-se em três partes – para pais, educadores(as) e alunos(as) -, auxiliando nos diálogos para a construção de um ambiente digital mais saudável e seguro, com orientações simples e práticas.
A produção do conteúdo contou com apoio de especialistas da sociedade civil sobre segurança digital e educação para as mídias.
>> Confira a íntegra da Cartilha Escola Segura
Concurso da educação no Paraná tem concorrência de vestibular de medicina
Quantidade de vagas ofertadas pelo governo é 17 vezes menor que o número de contratos emergenciais na rede estadual de ensino
O governo do Paraná divulgou nesta quinta-feira (18) a relação preliminar dos inscritos para o concurso da rede estadual de educação. Com um total de 76.590 inscrições, a concorrência é de 61 candidatos por vaga, equiparando a disputa de vestibulares mais requisitados do país.
Dos mais de 76 mil candidatos, mais de 20 mil se inscreveram para concorrer a dois cargos (dois em docência ou para um cargo de docente e outro de professor-pedagogo).
O certame se aproxima ao vestibular de medicina da UFPR, que no ano de 2022 registrou 68,16 candidatos de vaga e supera Direito na mesma universidade, com 21 por vaga.
O alto número de inscrições vai de encontro com as críticas da APP-Sindicato em relação ao número de vagas disponibilizadas. São apenas 1.256 vagas: 1.109 para professores(as) e 147 para pedagogos(as). O número é muito inferior à demanda da rede, que hoje possui mais de 20 mil contratos emergenciais.