Boletim da APP – 21/10/22
Informativo eletrônico semanal da APP-Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do PR
Governo Bolsonaro quer acabar com reajuste real de salário mínimo e aposentadorias
Proposta será enviada ao Congresso no dia seguinte ao de uma eventual vitória de Bolsonaro nas eleições de 30 de outubro
Acabar com os reajustes do salário mínimo e das aposentadorias é a nova proposta do governo Bolsonaro para a economia do Brasil. A Folha de São Paulo relata nesta quinta-feira (20) que o ministro da Economia, Paulo Guedes, defende que salário mínimo e aposentadorias não sejam mais reajustados todos os anos pelo índice da inflação passada, como determina a Constituição.
A reportagem da Folha revela que Guedes enviará Proposta de Emenda Constitucional (PEC) ao Congresso acabando com os reajustes no dia seguinte ao de uma eventual vitória de Bolsonaro nas eleições do dia 30 de outubro.
A intenção do ministro é que salário mínimo e aposentadorias sejam reajustados pela meta da inflação, o que diminuiria as correções e ampliaria a defasagem. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor de 2021 foi de 10,16%. Se a proposta de Guedes já estivesse valendo, salário e aposentadoria seriam reajustados em apenas 3,5%, que é a meta de inflação para 2022.
Nova denúncia confirma: Bolsonaro transformou Ministério da Educação em balcão de negócios
FNDE desconsidera critérios técnicos e prioriza indicações políticas para repassar recursos do orçamento secreto a prefeituras
O Ministério da Educação foi transformado num balcão de negócios, com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) desconsiderando critérios técnicos e priorizando indicações políticas para repassar recursos do orçamento secreto a prefeituras, mesmo sem solicitação oficial por parte delas.
A Folha de S.Paulo denunciou esta semana que a liberação de verbas a aliados do governo está sendo feitas pelos chefes do FNDE, sem critérios objetivos, o que possibilita acordos no mínimo suspeitos.
Reportagem da Folha mostra que o Fundo enviou a uma Prefeitura e-mail pedindo que encaminhasse ofício de solicitação de verba para uma obra já liberada. A orientação foi que o documento fosse preenchido com data retroativa à autorização, o que é duplamente ilegal.
Paraná: número de empresas denunciadas por assédio eleitoral aumenta 72% em uma semana
Alta no número de denúncias pode ser atribuída pelo menos em parte à disponibilização de canais em que a identidade do denunciante é protegida
Já chega a 50 o número de empresas denunciadas por assédio eleitoral ao Ministério Público do Trabalho do Paraná (MPT-PR). Na semana passada publicamos matéria informando que o Paraná tinha o maior número de denúncias do Brasil naquele momento, com 29 casos. De lá para cá o número de empresas denunciadas aumentou 72,4%.
O crescimento pode ser atribuído pelo menos em parte à disponibilização pelo MPT-PR de um canal em que a identidade do denunciante é totalmente protegida.
A denúncia pode ser feita via internet no site ou aplicativo e via telefone a partir dos números 41 3304 9000, 41 3304 9001 e 41 3304-9009.
CNTE: alfabetização por aplicativo e outras mentiras do governo Bolsonaro
Presidente afirmou que criou um aplicativo revolucionário capaz de alfabetizar em menos de seis meses. Os próprios desenvolvedores dizem que é impossível!
Após quatro anos de retrocessos na educação brasileira, com cortes de recursos para creches universidades e até da merenda escolar das crianças, que para muitas é a principal refeição do dia, o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, anunciou no debate da Band no último domingo (15) um aplicativo, desconhecido pela grande maioria da população, que estaria revolucionando a alfabetização de crianças. Mentiu de novo.
“É mais uma das falácias de Bolsonaro, mais uma das mentiras que ele alimenta para ganhar voto e criar polêmicas desnecessárias para ficar em evidência”, diz o professor Heleno Araújo, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).
Trabalhando com alfabetização há mais de 30 anos, em Gravataí (RS), a também educadora Maria da Graça Dombroski diz que “‘nem sabe que método é esse”.
“Não olhei, não entrei, não usei essa plataforma. Como educadora uso minha maneira de alfabetizar que mistura vários métodos, porque cada aluno é um ser único e a interação entre o educador e a criança é fundamental para que ela, dentro de suas particularidades, seja alfabetizada”, diz a professora.
PDE: Seed dá prazo para reenvio de vídeos removidos pelo Youtube
Seed adia data de divulgação dos resultados e candidatos(as) terão até as 16h de domingo para submissão dos materiais
Em comunicado publicado nessa quinta-feira (20), a Seed informou que irá divulgar o resultado provisório da Prova Didática no dia 4 de novembro. A Seed também abriu novo prazo para reenvio de vídeos removidos, segundo a Secretaria, “unilateralmente pelo Youtube motivado pela violação das políticas do site”