

Discover more from Boletim da APP-Sindicato
Boletim da APP – 22/12/22
Informativo eletrônico semanal da APP-Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do PR
Vitória da luta: Assembleia aprova orçamento de 2023 com previsão de reajuste para servidores(as)
A previsão orçamentária assegura outro patamar para a luta e a campanha salarial do próximo ano
Pela primeira vez desde 2015, o funcionalismo estadual vai virar o ano com previsão de reajuste. A conquista é fruto de um longo processo de negociação com a Assembleia Legislativa, envolvendo a APP-Sindicato, o Fórum de Entidades Sindicais (FES) e deputados(as) da base do governo e da oposição.
Na prática, o orçamento do Estado reserva R$ 750 milhões para cobrir parte da Data-Base em 2023. O valor foi assegurado na Lei Orçamentária Anual (LOA), aprovada na quarta-feira (21) em sessão remota da Assembleia Legislativa.
Sede Estadual e Núcleos da APP estarão fechados do dia 23 de dezembro a 2 de janeiro de 2023
Confira também os dias de recesso nas Casas da APP e no Clube do Professor Paranaense
A Sede Estadual e os Núcleos da APP-Sindicato estarão fechados do dia 23 de dezembro a 2 de janeiro de 2023. Os atendimentos serão retomados no dia 3 de janeiro.
As Casas da APP fecham às 12h do dia 23 e reabrem às 7h do dia 26 de dezembro. As Casas voltam a fechar às 12h do dia 30 de dezembro e reabrem às 7h do dia 2 de janeiro.
O Clube do Professor Paranaense estará fechado nos dias 24, 25 e 26 de dezembro e nos dias 31 de dezembro, 1 e 2 de janeiro de 2023.
Deputados(as) aprovam leis que terceirizam a administração de hospitais públicos do Paraná
Quatro hospitais universitários e três regionais serão entregues a empresas que vão receber dinheiro público para fazer o serviço do governo
Os deputados estaduais que apoiam o governo Ratinho Jr aprovaram nesta quarta-feira a terceirização da administração de sete hospitais públicos no Paraná. De quebra, foi aprovada lei que pode ampliar a concessão da posse de armas.
Ratinho Jr agora vai poder entregar a empresas privadas a gestão dos hospitais regionais de Ivaiporã, Telêmaco Borba e Guarapuava. A lei autoriza que as unidades, inauguradas em 2020, sejam concedidas a instituições filantrópicas privadas por 20 anos, com a possibilidade de renovação por mais 20.
Camilo Santana é indicado ministro da Educação pelo presidente Lula
Eleito senador pelo Ceará, Camilo governou o estado por dois mandatos, de 2015 a 2022
Camilo Santana foi anunciado como ministro da Educação pelo presidente Lula nesta quinta-feira (22). Eleito senador pelo Ceará, Camilo governou por dois mandatos (2015 a 2022) o estado.
“Nossa disposição de luta se renova na perspectiva de que o novo ministro recomponha o MEC para reestruturar a educação pública em bases democráticas e com ampla participação das(os) trabalhadoras(e)s em educação”, afirma a secretária Educacional da APP, Vanda Bandeira Santana. Ela ressalta a participação da categoria na campanha vitoriosa do projeto democrático e popular para o país, para derrotar o avanço da privatização, em especial na educação.
O novo momento que vivemos vai exigir muito do movimento sindical, avalia Vanda. Segundo ela, a indicação de Camilo abre a possibilidade de superarmos dias de destruição da Educação, mas a reconstrução vai exigir muita luta e trabalho conjunto.
“Nós passamos os últimos seis anos acompanhando as políticas públicas com muita preocupação, mas também nos organizando e resistindo, como no caso do FUNDEB”, afirma.