Boletim da APP – 24/03/23
Informativo eletrônico semanal da APP-Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do PR
Piso para todos(as)! APP se soma à mobilização nacional pelo reajuste do Piso nas carreiras
Juntamente com a APP-Sindicato, sindicatos de Curitiba e região dialogam com a população sobre a importância da aplicação no piso nas carreiras
Educadores(as) foram às ruas na manhã de quarta-feira (22), para dialogar com a população e cobrar a implementação do Piso Nacional do Magistério nas carreiras, sem achatamento e para todos os níveis e classes da tabela salarial.
A ação faz parte do calendário nacional de mobilização aprovado pela Confederação Nacional dos(as) Trabalhadores(as) (CNTE) em Educação na 4ª Plenária Intercongressual, realizada do dia 17 ao 19 de março.
Representantes da APP-sindicato, sindicatos de Curitiba e Região Metropolitana e estudantes realizaram uma panfletagem na Boca Maldita, local de ampla circulação, conversando com o público que passava pela praça e explicando a importância da implementação do piso, de 14,95%.
Deputados(as) reforçam compromisso com a pauta salarial dos(as) educadores(as) aposentados(as)
Café com aposentados(as) na sede da APP reuniu deputados(as) estaduais da oposição
A semana é de intensa movimentação na APP-Sindicato com foco na campanha salarial. Na manhã de terça-feira (21), deputados(as) estaduais da bancada de oposição foram recebidos(as) por aposentados(as) dos 29 Núcleos Sindicais na sede APP.
Os(as) parlamentares reafirmaram seu compromisso com as lutas da categoria e, em especial, a pauta salarial. Walkiria Mazeto, presidenta da APP, lembrou das dificuldades enfrentadas pela categoria.
“As nossas aposentadas, como todos nós, estão há seis anos sem a devida reposição da inflação. Mas sofrem duplamente com o brutal desconto previdenciário que deixou o salário menor do que era anos atrás”, afirmou.
Caravana da Educação: APP intensifica diálogo nas escolas para fortalecer campanha salarial
Direção estadual está visitando escolas da Região Metropolitana para detalhar negociações e mobilizar categoria para a luta
Concurso para professores(as) e pedagogos(as): governo publica edital com 1.256 vagas
A disponibilidade de vagas é muito inferior à demanda da rede, que hoje conta com mais de 20 mil PSS
Após 10 anos de espera – e de luta da categoria -, foi publicado no Diário Oficial de quinta-feira (23) edital para a realização de concurso público da rede estadual de educação do Paraná.
Mas, como adiantamos na última semana, são apenas 1.256 vagas: 1.109 para professores(as) e 147 para pedagogos(as). O número é muito inferior à demanda da rede, que hoje possui mais de 20 mil contratos emergenciais.
>> Acesse aqui a íntegra do edital
Quando e como
O período de inscrições vai das 10h do dia 10/04 às 23h do dia 09/05 e a taxa é de R$ 100 para uma inscrição e R$ 160 para duas.
O certame contará com provas objetiva e discursiva – a serem aplicadas no dia 18/06 – prova prática com apresentação de plano de aula e envio de uma aula em vídeo – nos moldes do último edital PSS – prova de títulos e avaliação médica.
Não há, no cronograma, a previsão de divulgação dos resultados.
Setor de Ciências Sociais da UFPR publica moção pela revogação do Novo Ensino Médio e revisão da BNCC
Em carta, o setor de Ciências Humanas da UFPR enfatiza a urgência de uma profunda revisão da Base Nacional Curricular Comum (BNCC)
O Setor de Ciências Humanas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) publicou, na última terça-feira (21), uma moção pública pela revogação do Novo Ensino Médio (NEM).
A moção reforça a necessidade do governo federal ouvir educadores(as), pesquisadores(as) e estudantes para a construção de um novo modelo; plural, democrático e de qualidade.
O texto faz duras críticas à Base Nacional Curricular Comum (BNCC), espinha dorsal do NEM. “A BNCC baseia-se numa concepção equivocada de interdisciplinaridade, que descaracteriza e fragmenta os saberes disciplinares tradicionais, sem nada acrescentar-lhes”, assevera.