

Discover more from Boletim da APP-Sindicato
Boletim da APP – 24/06/22
Informativo eletrônico semanal da APP-Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do PR
Representantes do governo pedem prazo para decidir sobre Data-Base e pautas do funcionalismo
Em reunião na Casa Civil, representantes do governo demonstraram um esforço para aprofundar a análise dos dados financeiros e buscar avanços na pauta
Segunda-feira é o prazo derradeiro para o governo do Paraná dar uma resposta concreta sobre a Data-Base e outras reivindicações do funcionalismo público.
A data limite foi apresentada por representantes do governo nesta quarta (22), em reunião com dirigentes da APP e a coordenação do Fórum de Entidades Sindicais (FES).
O encontro ocorreu na Casa Civil, com o secretário João Carlos Ortega e deputados(as) da base – incluindo o líder do governo Marcel Micheletto (PL) – e da oposição, bem como Luciana Carla da Silva Azevedo, diretora-geral da Secretaria da Administração e Previdência (Seap), e Luciano Borges, diretor-geral da Casa Civil.
O Paraná parou: mobilização histórica e paralisações em todo o estado marcam o 21 de junho
A força da mobilização colocou a APP e demais entidades sindicais em outro patamar de negociação. Nesta quarta, ocorrerá uma reunião definitiva com o governo.
Foi histórico. Quase 10 mil educadores(as), estudantes e servidores(as) do Estado realizaram um ato massivo em Curitiba nesta terça-feira (21), em marcha iniciada na Praça 19 de Dezembro e concluída no Palácio Iguaçu.
>> Confira o álbum de fotos do ato
A força do movimento demonstra a indignação da categoria diante da ausência de respostas do governo após a paralisação do 29 de abril, e a disposição para continuar lutando.
O caldo ferveu em todo o Paraná, com inúmeras paralisações na rede estadual de educação. Escolas que tradicionalmente não aderiam a greves fecharam as portas nesta terça em protesto por salário digno, respeito e valorização.
Além da Data-Base, que beneficia a todos(as), a pauta de lutas inclui o fim do assédio interminável sobre os(as) PSS, forçados a passar por processos seletivos periódicos cada vez mais abusivos; a realização de concursos públicos; a isenção do desconto previdenciário abaixo do teto do INSS para aposentados(as); e o destravamento das carreiras.
Justiça determina reintegração de professor PSS demitido após ser filmado em sala de aula
Educador teve contrato encerrado após ser gravado clandestinamente por aluno
A Justiça decidiu que deve ser reconduzido ao cargo o professor estadual de Curitiba afastado por ter sido gravado clandestinamente em sala de aula. O juiz Eduardo Lourenço Bana determinou que a Secretaria da Educação tem o prazo de cinco dias para reintegrar Emildo Pereira Coutinho ao Colégio Estadual Presidente Abraham Lincoln, em Colombo.
A decisão judicial foi publicada nesta quinta-feira (23). O magistrado concedeu liminar solicitada pelo professor, com apoio jurídico da APP. Ele teve o contrato PSS encerrado em maio, após sindicância da Seed ter apontado que ele teria violado o artigo 285, incisos VI e XXI, da Lei nº 6174 /70.
APP-Sindicato lamenta morte violenta de estudante em Apucarana
A APP se solidariza com familiares e comunidade escolar e acompanhará o desdobramento do caso
A APP-Sindicato lamenta com profundo pesar o falecimento do jovem Alekson Ricardo Kongenski, de 13 anos. Alekson morreu após ser covardemente agredido por colegas no Colégio Estadual Cívico-Militar Padre José Canale, em Apucarana. A comunidade escolar decretou luto durante três dias e as aulas no Colégio estão suspensas até segunda-feira (27).