Boletim da APP – 26/03/21

Informativo eletrônico semanal da APP-Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do PR

Assista ao vídeo


Cada Vida Importa: APP-Sindicato lança campanha em defesa da vida

O alerta denuncia a tentativa do governo Ratinho de impor à sociedade uma visão estatística da pandemia

Cada vida importa e a defesa das comunidades escolares deve ser feita de maneira intransigente e criativa. Com base nessas premissas a APP-Sindicato produziu um vídeo para alertar sobre o erro de tentar impor à sociedade uma visão estatística da pandemia de Covid 19, como tem feito o secretário da Educação, Renato Feder, que insiste em desrespeitar a vida das pessoas e não vê problema em colocar a saúde delas em risco. Com 1min14s de duração, o vídeo é um manifesto em defesa da vida. (Clique nesse link para assistir: https://bit.ly/3d5vuAd)

> Clique e leia a matéria completa <


Ação da contribuição previdenciária: Beneficiários têm até dia 31 de março para a entrega da documentação

A documentação está sendo recebida exclusivamente pelo sistema “Minha Sindicalização”

A APP-Sindicato comunica o prazo final para o envio da documentação dos(as) servidores(as) que participam da fase de Execução da Ação da Contribuição Previdenciária. De acordo com a entidade, os beneficiários que fazem parte da ação dos(as) ativos(as) de 2003, têm até o dia 31 de março para a entrega dos documentos.

> Clique e leia a matéria completa <


Desorganização da Seed deixará centenas de Professores (as) sem aulas

A APP-Sindicato, que já havia criticado a postura da Seed em manter o retorno presencial das aulas em plena pandemia, denuncia que profissionais agora ficarão sem salários

A gestão atrapalhada do governo Ratinho Jr. e do secretário da Educação, o empresário Renato Feder na educação geraram mais aflição e sofrimento para os(as) trabalhadores(as) da educação. De acordo com a resolução N.º 1.267/2021 – GS/SEED, publicada no último dia 22 (segunda-feira), a Secretaria de Estado da Educação (Seed), indeferiu o afastamento de Professores(as) do grupo de risco da Covid-19, que agora trabalharão de forma remota. A decisão afeta principalmente professores(as) do Processo Seletivo Simplificado (PSS), que perderão suas aulas.

> Clique e leia a matéria completa <


Conselho Estadual de Educação mantém obrigatoriedade de que documentos sejam assinados pelos(as) secretários(as) de escolas

Decisão reconhece a importância dos(as) funcionários(as) nos processos educacionais

O Conselho Estadual de Educação (CEE) rechaçou por unanimidade a possibilidade de que os documentos escolares sejam assinados apenas pelo diretor e não mais pelo secretário da escola. A decisão se deu em análise à consulta da Secretaria da Educação sobre a questão. “Para nós é uma vitória, pois foram acatados nossos argumentos com base na legislação e na importância dos funcionários de escola no processo educacional”, afirma Taís Mendes, representante da APP-Sindicato e relatora desse processo no Conselho.

A legislação determina a obrigatoriedade da assinatura dos secretários de escola para que os documentos escolares tenham validade nacional. Como tem a intenção de terceirizar a mão de obra dos Agentes 1 e 2, o Governo tentou acelerar o processo queimando etapas para se ver livre de cumprir o que diz a lei, mas essas intenções foram barradas pelo CEE. Os 19 conselheiros foram unânimes em aprovar o relatório de Taís sobre a consulta.

> Clique e leia a matéria completa <


Demitir servidores vai piorar a vida da sociedade

Demitir pune também a sociedade

Quando um cidadão não recebe o atendimento que considera adequado em algum órgão público, é comum canalizar a insatisfação ao servidor que está ali em frente. Cobra-se que ele pague, inclusive com o emprego.

O que muitas pessoas esquecem, porém, é que há uma série de problemas estruturais que acabam “estourando” no trabalhador, sendo que demiti-lo, além de não resolver, agrava o problema.

A falta de investimento do Estado é um dos problemas estruturais que impactam no atendimento. Seja por falta de equipamentos básicos, modernização dos sistemas de gestão ou de capacitação periódica, isso dificulta que o servidor cumpra com suas funções de forma satisfatória.

> Clique e leia a matéria completa <


Ficou com dúvidas e gostaria de entrar em contato com a APP-Sindicato? Acesse o link do “Fale Conosco” abaixo:

Fale conosco


Garanta seus direitos. Sindicalize-se!

Acesse nosso site