Boletim da APP – 26/08/22
Informativo eletrônico semanal da APP-Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do PR
Greve da educação: contate o seu Núcleo Sindical e venha a Curitiba no 30 de Agosto
Os núcleos sindicais da APP disponibilizarão transporte gratuito para o ato. Vamos construir um dia histórico neste ano crucial para o futuro da educação
A Assembleia Estadual da APP-Sindicato do último sábado (20) aprovou PARALISAÇÃO da educação e ATO ESTADUAL em Curitiba no 30 de Agosto, data que marca 34 anos do massacre protagonizado por Álvaro Dias em 1988. O ato terá concentração às 8h30, na Praça 19 de Dezembro.
À memória, marcada anualmente por greves da categoria, somam-se as pautas do presente, como o pagamento da Data-Base; dívida equivalente a quase 40% de recomposição salarial devido às perdas inflacionárias.
A greve também ergue as bandeiras do fim do confisco previdenciário dos(as) aposentados(as), a implementação das promoções e progressões, a realização de concursos públicos e a revogação da falta do dia 21 de junho.
Em respeito à memória dos educadores(as) que partiram no acidente da BR-376, a categoria também homenageará os(as) colegas nas ruas de Curitiba, fazendo do luto, luta.
Os núcleos sindicais da APP disponibilizarão transporte gratuito para o ato.
Mobilize-se, converse com seus colegas de trabalho sobre a importância da paralisação, contate a APP da sua região e garanta seu lugar. Vamos construir, juntos(as), um ato histórico neste ano crucial para a educação e o futuro das nossas carreiras. #30DeLutoELuta
Em Assembleia, educadores(as) aprovam moção de apoio às candidaturas de Requião e Lula
Além da moção de apoio, a categoria deliberou por paralisação estadual no dia 30 de Agosto e um calendário de mobilizações até outubro
Diante de uma conjuntura de perdas e retrocessos, a categoria dos(as) educadores(as) do estado e das redes municipais do Paraná decidiu que não se furtará da luta no período eleitoral. Com os votos de 97% dos(as) trabalhadores(as) presentes, a Assembleia do último sábado (20) aprovou uma Moção de Apoio às candidaturas de Requião e Lula no pleito de 2022.
A Moção foi apresenta durante a 8ª Conferência Estadual da Educação e chancelada pelos(as) delegados(as). O texto analisa o cenário dos últimos quatro anos e responsabiliza os governos de Bolsonaro e Ratinho Jr por uma política sistemática de perdas de direitos, o desastre sanitário no combate à Covid-19, o desmonte de políticas públicas e ataques à ciência e à educação.
>> Acesse aqui a íntegra da Moção de Apoio
Esta é uma definição dos(as) trabalhadores(as). Institucionalmente, a APP-Sindicato não pode tomar posição no processo eleitoral.
“Nos últimos oito anos, todas as vezes que a APP convocou a categoria para a luta, foi para resistir. Foi para não perder direitos. Essa não é a vida que nós queremos. Nós queremos avançar em direitos, ter uma carreira digna e tranquilidade para trabalhar e educar”, disse a presidenta da APP, Walkiria Mazeto, ao comentar o posicionamento da categoria.
“Brigar nós vamos brigar com qualquer governo, porque o orçamento público está sempre em disputa. Mas há governos e governos. E o atual, de Ratinho Jr., destruiu a nossa carreira”, complementa a presidenta.
PDE: Saiu o link para interposição de recursos da prova objetiva
Candidatos(às) poderão ver o espelho da prova e contestar o resultado provisório até às 23h59 desta sexta-feira (26)
O Instituto Consulplan tornou público, na terça-feira (23) o resultado provisório da Prova Objetiva do PDE. Na quarta (24), saiu o espelho da prova e ontem (25), começa o período para interposição de recursos sobre as questões.
A consulta individual e a visualização do espelho da folha de respostas podem ser acessados neste link aqui. O candidato(a) precisa inserir o CPF e senha de inscrição para ter acesso ao material.
Há também lista (confira aqui) com o número de algumas inscrições que foram canceladas pela SEED. Quem fez a prova, mas estiver na listagem também deve recorrer e comprar que fez a inscrição corretamente.
Outro problema identificado pela APP, nesta etapa do processo, foi a desclassificação de alguns educadores(as) do processo por classificação. O modelo de recurso é para quem quer contestar o resultado com base na pontuação (caso haja divergência com alguma/algumas das questões que o candidato acredita ter acertado).
Não caia em golpes: APP-Sindicato orienta sindicalizados(as) sobre golpes via Whatsapp
O Sindicato elaborou um vídeo com dicas para não cair nos golpes e orientações aos(às) sindicalizados(as)
Os golpes por whastapp continuam e por isso não podemos baixar a guarda!Ação
Estelionatários falsificam documentos do Tribunal de Justiça do Paraná, utilizam dados pessoais do(a) sindicalizado(a) e números reais de processos em andamento, nomes e fotos de advogados(as) que atuam no jurídico da APP e de desembargadores(as).
Na maior parte dos casos, o golpista afirma que a vítima tem valores a receber e, para tanto, deve efetuar uma transferência de valores ou entrar em contato com outro número telefônico.
APP nas escolas: Sindicato constrói a greve do 30 de agosto na base
Dirigentes dialogam para que a educação vire a página dos retrocessos. Uma nova história está por vir!
Em uma semana de intensa movimentação nas escolas, dirigentes da APP dialogaram com a base chamando para a paralisação do 30 de agosto.
Com ato estadual em Curitiba, o dia de luto e de luta marca os 34 anos do massacre protagonizado por Álvaro Dias em 1988. A greve foi aprovada na Assembleia Estadual do último dia 20.