Boletim da APP-Sindicato

Share this post
Boletim da APP – 26/11/21
appsindicato.substack.com

Boletim da APP – 26/11/21

Informativo eletrônico semanal da APP-Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do PR

APP-Sindicato
Nov 26, 2021
1
Share this post
Boletim da APP – 26/11/21
appsindicato.substack.com

Calendário letivo: APP reivindica manutenção do recesso de 30 dias e férias em janeiro

O Sindicato entende que a supressão de 12 dias de recesso é a supressão de um direito, previsto no artigo 32 da LC 103/2004

A APP protocolou, na tarde de quarta-feira (24), um novo ofício à Seed reivindicando a manutenção do recesso de 30 dias em 2021 e a não antecipação das férias para dezembro.

O Sindicato ainda debate, junto à Secretaria de Assuntos Jurídicos, as medidas cabíveis para reverter as duas alterações no calendário letivo.

>> Leia a íntegra do ofício

Em todo o Paraná, a categoria demonstra indignação e inconformidade com o calendário, que desrespeita a organização pessoal dos(as) educadores(as) e suas famílias.

> Clique e leia a matéria completa <


Núcleos terão ponto de apoio para auxiliar votantes nas #EleiçõesAPP2021

29 Núcleos Sindicais da APP e alguns colégios estarão abertos para assistência aos(às) sindicalizados(as)

Faltam poucos dias para o início da primeira eleição 100% online da APP-Sindicato. Mas sindicalizados(as) com dificuldades de acesso à Internet ou a equipamentos poderão buscar auxílio nas sedes dos Núcleos Sindicais para exercer o seu direito ao voto.

Os pontos de apoio contarão com equipes de suporte, computador e conexão para acessar a plataforma das eleições. Mas, se possível, vote de casa ou de onde estiver. Quem tiver dificuldades também pode entrar em contato com o telefone de suporte: (41) 2170.2500.

Sindicalizados(as) podem votar a partir das 8h de terça-feira (30) até as 18h de quinta-feira (2) em qualquer dispositivo conectado à Internet, pelo link https://cutt.ly/votaapp

> Clique e leia a matéria completa <


Conselho Estadual de Alimentação aprova posição contrária à terceirização da merenda

Possibilidade de terceirização é admitida pela Fundepar, que informou já ter iniciado estudos para implantar a medida

Agricultura Familiar. Foto: Hedeson Alves / AEN-PR

O Conselho Estadual de Alimentação Escolar aprovou por unanimidade na quarta-feira (24) posição contrária à terceirização da merenda nos colégios do Paraná. A possibilidade de terceirização é admitida pela Fundepar, que informou já ter iniciado estudos para implantar a medida.

A terceirização da merenda é uma ameaça aos estudantes, que deixariam de ter uma alimentação saudável para beneficiar empresas contratadas para realizar um serviço que é referência nacional de qualidade.

“O Paraná nos últimos anos se constituiu como referência nessa área, pela compra direta dos produtores rurais e pela formação das merendeiras. Tudo isso está sob risco de desmonte pelo Governo Ratinho Jr”, afirma Nádia Brixner, secretária de Funcionários da APP-Sindicato

Diariamente são servidas cerca de um milhão de refeições nas escolas da rede pública estadual do Paraná.

> Clique e leia a matéria completa <


Em Campo Mourão, direção de colégio cívico-militar tenta proibir entrada da APP-Sindicato

Direção do Colégio Unidade Polo, de Campo Mourão, tentou barrar o acesso de dirigentes à escola em clara prática antissindical

A direção do Colégio Cívico-Militar Unidade Polo, de Campo Mourão, tentou vedar o acesso de uma dirigente do Núcleo ao interior da escola no último dia 18, em escancarada prática antissindical, coibindo o diálogo com os(as) trabalhadores(as) e a liberdade de atuação da APP.

Trata-se de uma atitude arbitrária e ilegal, que ataca a representação legítima da categoria, eleita e empossada para expressar seus anseios e demandas dentro e fora da escola.

A diretora registrou a ilegalidade em ata, reiterando que os(as) dirigentes não estavam “autorizados” a entrar no colégio. Alegou, ainda, que a visita não estava agendada, apesar de reiteradas tentativas dos dirigentes(as) de marcar um horário para o diálogo.

Os documentos serão remetidos pela APP ao Ministério Público do Trabalho como prova do cerceamento do trabalho sindical. A SEED também será notificada e, se a prática persistir, será denunciada à Organização Internacional do Trabalho (OIT).

> Clique e leia a matéria completa <


SAS: desrespeito e superlotação marcam atendimento na Santa Casa de Curitiba

Um ano e nove meses após assumir o atendimento, a Santa Casa não consegue garantir dignidade aos(às) servidores(as)

Atendimento precário, superlotação e dificuldades para agendar consultas pelo Sistema de Assistência à Saúde (SAS) têm marcado a experiência de educadores(as) que precisam realizar consultas e exames na Santa Casa de Curitiba.

O Hospital passou a atender a macrorregião de Curitiba e Litoral em fevereiro de 2020, após vencer processo licitatório, retirando o atendimento da Cruz Vermelha. A Secretária de Saúde e Previdência da APP-Sindicato tem recebido um número crescente de denúncias sobre a piora dos serviços depois da mudança.

A APP lamenta que, um ano e nove meses após assumir o atendimento, a Santa Casa não consiga garantir dignidade aos(às) servidores(as) já fragilizados(as) por problemas de saúde.

> Clique e leia a matéria completa <


Convênios com a APP


Garanta seus direitos. Sindicalize-se!

Share this post
Boletim da APP – 26/11/21
appsindicato.substack.com
TopNew

No posts

Ready for more?

© 2022 Secretaria de Comunicação | APP-Sindicato
Privacy ∙ Terms ∙ Collection notice
Publish on Substack Get the app
Substack is the home for great writing