

Discover more from Boletim da APP-Sindicato
Boletim da APP – 27/01/23
Informativo eletrônico semanal da APP-Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do PR
VITÓRIA – Liminar da APP assegura validade de atestados de até três dias na distribuição de aulas
Licenças médicas de até três dias não podem prejudicar a classificação na distribuição de aulas
Em resposta a ação da APP-Sindicato, a Justiça determinou que o governo Ratinho Jr não pode descontar atestados de até três dias dos dias trabalhados para efeitos de classificação na distribuição de aulas. A decisão deve ser cumprida imediatamente após a intimação do Estado.
O critério havia gerado inúmeras distorções na classificação dos(as) professores(as), punindo educadores(as) que adoeceram por até três dias, período que não requer passagem pela perícia médica do Estado.
“Nós buscamos o Judiciário e obtivemos vitória. Agora cabe à Seed cumprir a decisão liminar, retirando os descontos na pontuação e refazendo a classificação”, afirma a presidenta da APP, professora Walkiria Mazeto.
Luta por reposição salarial é prioridade absoluta do Fórum das Entidades Sindicais (FES) em 2023
Depois de seis anos sem reajuste, a defasagem salarial dos(as) servidores(as) estaduais deve alcançar 42% em maio deste ano
A luta por reposição salarial é prioridade absoluta do Fórum das Entidades Sindicais (FES) em 2023. Depois de seis anos sem reajuste, a defasagem salarial dos(as) servidores(as) estaduais deve alcançar 42% em maio deste ano.
A primeira ação na luta pela Data-Base, definida em assembleia do FES realizada na semana passada, é a entrega de documento ao Governo do Estado e aos(às) deputados(as) estaduais explicando as reivindicações dos servidores(as).
Além da Data-Base, o documento também vai tratar da isenção de pagamento previdenciário para aposentadas(os), urgência de abertura de concursos públicos e melhoria da assistência em Saúde.
Conselho Estadual inicia com debate da conjuntura nacional e estadual
Todas as propostas e deliberações serão debatidas e aprovadas no período da tarde
Após a análise de conjuntura, foi apresentado o planejamento da entidade para 2023, a partir do qual devem ser elaboradas propostas de ações no Conselho, na Assembleia e ao longo do ano.
Nesta sexta-feira (27), o Conselho Estadual da APP-Sindicato realiza o primeiro encontro presencial para debater e construir propostas de luta que devem ser apresentadas na Assembleia Estadual deste sábado (28).
Construir a luta: APP convoca categoria para Assembleia presencial neste sábado (28)
A Assembleia Estadual, com início às 8h30, será a primeira presencial desde o início da pandemia de Covid-19
A APP-Sindicato convoca educadores(as) de todo o Paraná para participarem da primeira Assembleia Estadual do ano, a ser realizada no próximo sábado (28), às 8h30. A primeira chamada será às 8h30, no Espaço Cultural e Esportivo dos Bancários (R. Piquiri, 380 – Rebouças, Curitiba).
A primeira Assembleia Estadual presencial desde o início da pandemia de Covid-19 é de caráter estratégico para construir a jornada de lutas e a campanha salarial de 2023. O debate deste sábado norteará as pautas e mobilizações da categoria ao longo do ano.
Para mais informações, entre em contato com a APP-Sindicato pelo número: (41) 2170-2500.
Escolas cívico-militares: termo de ciência não é necessário para suprimento de aulas
Educadores(as) supridos(as) em escolas cívico-militares têm relatado a exigência de assinatura de um termo de ciência e concordância fornecido pelas instituições.
>> Receba notícias da APP no seu Whatsapp ou Telegram
Em resposta ao questionamento da APP-Sindicato, a Seed informou que a assinatura do termo não é obrigatória para o suprimento das aulas e que uma reunião será marcada sobre a situação.
Assim, a APP orienta que o termo não seja assinado. Mas, se você assinou, não há problemas, pois tomar ciência é diferente de expressar concordância.
Na reunião com a Seed, o Sindicato fará o debate completo sobre o tema, incluindo a defesa do encerramento do programa de escolas militarizadas.
APP-Sindicato
Secretaria de Assuntos Jurídicos
25/01/2022