Boletim da APP – 28/05/21

Informativo eletrônico semanal da APP-Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do PR

Escola aberta, só na hora certa! APP lança site especial sobre a greve

Direção estadual divulga novo canal de comunicação com orientações sobre a Greve pela Vida!

Já está no ar o novo canal de comunicação sobre a greve da educação pública estadual do Paraná. Durante este período da paralisação, a APP-Sindicato reunirá matérias, comunicados oficiais, orientações jurídicas, imagens e áudios sobre a mobilização dos(as) educadores(as) em um hotsite, um espaço de caráter temporário, para agrupar informações exclusivas sobre o desdobrar da pauta, das negociações e dos atos em todo estado.

> Clique e leia a matéria completa <


Feder suspende atendimentos presenciais na Seed e nos Núcleos Regionais, mas obriga escolas a abrirem

Governador Ratinho Jr protege parte dos servidores estaduais, enquanto arrisca a vida dos profissionais da Educação

A Secretaria da Educação emitiu orientação aos diretores(as) dos Núcleos Regionais de Educação para que suspendam os atendimentos presenciais pelo prazo de 21 dias, em atendimento ao Ofício Circular 7/21, de 24 de maio de 2021, do governador do Estado, que determina a mesma medida para todas as Secretarias, visando reduzir a disseminação do coronavírus. A orientação explicita que a medida em defesa da vida não se aplica às escolas da rede estadual, apenas à sede da Secretaria aos Núcleos Regionais. O Governo Ratinho Jr já não disfarça seu desprezo por aqueles que estão na linha de frente da Educação. Enquanto protege parte dos servidores(as) estaduais, Ratinho Jr arrisca a vida de professores(as) e funcionários(as) de escola, obrigados(as) a retomar as aulas presenciais sem vacinação contra Covid 19.

> Clique e leia a matéria completa <


Conselho Estadual da APP-Sindicato debate caos na volta às aulas

"Não nos exponham. Pois a história cobra quando não levantamos a verdade como bandeira principal", clama o presidente da APP em fala direcionada ao governador

A reunião do Conselho Estadual da APP-Sindicato antecede às assembleias da categoria. Por isso, nesta sexta-feira (28) os(as) Conselheiros, representantes de todas as 29 regionais do Sindicato no Paraná, participaram da reunião online para debater a educação pública do Paraná. A principal aflição da categoria neste momento é o risco ignorado pelo governador Ratinho Jr. ao manter as aulas presenciais em mais de 600 escolas.

A direção estadual vem, desde o início da pandemia, alertando sobe o perigo em determinar o retorno presencial, mesmo que gradual, das aulas presencias. O Sindicato tem reproduzido uma série de denúncias sobre a falta de condições estruturais escolas e sobre a vacinação de forma  insuficiente e morosa ofertada aos(às) educadores(as) – menos de 8% da categoria foi vacinada.

Assembleia on-line

As discussões e propostas do Conselho serão apresentadas e votadas em assembleia estadual extraordinária que acontece amanhã (29), a partir das 8h30. Para garantir a participação com toda a segurança, devido a pandemia do novo coronavírus, a direção estadual da APP-Sindicato decidiu pela realização da assembleia de forma on-line.

Para acompanhar as discussões e participar das votações, os(as) educadores(as) precisam fazer um cadastro prévio no link appsindicato.org.br/assembleia, disponível no site do Sindicato. O procedimento é simples e rápido.

Clique aqui para fazer o cadastro

Amanhã, o(a) educador(a) vai acessar novamente o link appsindicato.org.br/assembleia para acompanhar a assembleia e, inserindo os dados cadastrados, poderá votar. Para os(as) não sindicalizados(as), o direito ao voto é assegurado se houver deliberação sobre greve.

Cadastre-se para a assembleia


Carta aberta da APP-Sindicato à RPC

APP-Sindicato solicita à RPC espaço para expor contradições do retorno às aulas

Nós, da direção estadual do Sindicato que representa 120 mil trabalhadores da educação básica estadual e de mais de 200 municípios, gostaríamos de dialogar com vocês, da RPC:
Sempre nos dispusemos ao diálogo sincero e a atender as equipes de reportagem nas mais diversas pautas que envolvem a educação pública. Jamais nos negamos a esse debate. Inclusive nos dispusemos por diversas vezes a cooperar com o trabalho jornalístico concedendo entrevistas e algumas dessas gravações jamais foram veiculadas.

No entanto, principalmente nos últimos dias, temos visto um posicionamento da emissora favorável ao retorno presencial das aulas na rede estadual. Nos chama atenção a incoerência de divulgar todos os dias dados alarmantes da pandemia, aumento de casos, mortes e ocupação de leitos, além da falta de vacina e, ao mesmo tempo, repercutir matérias com especialistas que defendem as aulas presenciais e a fala de um governo que passou a negar a pandemia.

Conclamamos a direção desta emissora a cumprir seu papel de levar a informação completa à população, expondo as várias faces das pautas, mesmo que vá contra o princípio do lucro. O momento é de muita apreensão entre pais, estudantes, profissionais. Estão todos com muito medo. Continuaremos na defesa da vida e gostaríamos de contar com vocês nesta parceria.

Estamos a disposição e temos também especialistas renomados para falar sobre o tema. Gostaríamos deste espaço.

Atenciosamente,

Direção estadual da APP-Sindicato

25 de maio de 2021


FES discute com governo sobre reajuste e outros direitos

Fórum recorrerá à Justiça para garantir o pagamento dos cinco anos de reajustes atrasados

Integrantes da coordenação do Fórum das Entidades Sindicais (FES) se reuniram na última terça-feira, 25, com o secretário de Estado da Administração e Previdência, Marcel Micheletto, para expor mais uma vez as reivindicações das categorias do serviço público do Paraná.

A pauta de discussões incluiu o passivo de reajustes salariais dos últimos cinco anos, que já alcança índices superiores a 25%,  a concessão imediata de promoções e progressões, regulamentação das licenças, questões relacionadas à saúde do trabalhador durante a pandemia e assédio moral contra servidoras e servidores.

> Clique e leia a matéria completa <


Garanta seus direitos. Sindicalize-se!

Acesse nosso site