

Discover more from Boletim da APP-Sindicato
Boletim da APP – 31/03/23
Informativo eletrônico semanal da APP-Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do PR
Urgente: categoria conquista Piso na carreira e índice da Data-Base
Percentuais de reajuste anunciados nesta sexta-feira (31) serão avaliados na assembleia geral da APP que acontece nesse sábado (1º)
O governo do Paraná confirmou nesta sexta-feira (31) o índice de 13,25% de reajuste para todos(os) os(as) professores(as), PSS e efetivos(as), na ativa e aposentados(as), conforme reivindicação da Campanha Salarial da APP iniciada em janeiro.
O percentual é a diferença entre o salário básico da classe 1 da Licenciatura Plena e o Piso Nacional do Magistério (R$ 4.420,55 para 40h).
Já funcionários(as) de escola receberão 5,79% da Data-Base, assim como todos os(as) servidores(as). Esse índice contempla a inflação acumulada em 2022, mas deixa de fora as perdas salariais acumuladas desde 2016.
Concurso Público: APP ingressa com pedido de aumento no número de vagas e remuneração
A Secretaria de Assuntos Jurídicos aponta diversos pontos passíveis de mudança no edital
A APP-Sindicato protocolou, na quinta-feira (30), documento que pleiteia uma série de alterações no Edital nº 011/2023, que rege o Concurso Público para professores(as) e pedagogos(as) da rede estadual.
O pedido respeita o prazo administrativo de impugnação e não visa suspender o certame, mas aperfeiçoá-lo. A peça, elaborada pela Secretaria de Assuntos Jurídicos da APP, requer diversas mudanças.
Senado começa a debater revogação do Novo Ensino Médio no dia 12 de abril
#RevogaNEM é preciso ouvir para mudar. Acompanhe os próximos passos!
Para debater amplamente uma nova estrutura e avaliar a Lei 13.415/2017, que trata sobre o Novo Ensino Médio (NEM), foi criada, no Senado Federal, uma Subcomissão Temporária sobre o tema (Ceensino).
A presidenta do colegiado eleita pela casa, a senadora Teresa Leitão (PT/PE), terá 180 dias para ouvir todas e todos envolvidos com o NEM para discutir os desafios e as perspectivas da situação do modelo já implementado no país. A primeira reunião da subcomissão está agendada para 12 de abril e a revogação da NEM estará em debate.
Apatia e adoecimento: Novo Ensino Médio coloca educação a serviço do projeto neoliberal de sociedade
Essa é a conclusão da doutora em Educação Camila Grassi no Seminário Revoga o Novo Ensino Médio, realizado na APP na noite de terça-feira (29)
Que projeto de educação o Novo Ensino Médio materializa? Responder a essa questão foi o objetivo da palestra da doutora em Educação Camila Grassi no Seminário Revoga o Novo Ensino Médio, realizado no auditório da APP na noite de terça-feira (29). A resposta dela é que a reforma visa tornar a educação um instrumento de adequação da vida à lógica do neoliberalismo.
As mudanças destroem o sentido da escola e devem ser revogadas, para o bem da educação e de nossos jovens, defende Camila. Ela afirma que a perda de sentido da escola se soma à perda de sentido da vida dos estudantes, dos professores e do trabalho docente, formando um quadro de apatia, desmobilização e adoecimento das comunidades escolares.
Caravana da Educação: em diálogo com educadores(as), APP ressalta importância da sindicalização
As visitas fazem parte da Campanha Salarial de 2023, que visa intensificar a mobilização dos(as) educadores(as) pelas pautas da educação
À medida que Assembleia Estadual da APP-Sindicato se aproxima, a direção estadual da APP e dos Núcleos Sindicais avança no debate das pautas com educadores(as) a partir das caravanas da educação.